Em virtude das fortes chuvas desta quarta (13), outros resíduos, como lixo, estão aparecendo em algumas praias do sul, o que tem gerado vídeos alarmantes e que estão circulando nas redes sociais. Aqui em Guarapari, um morador passou pela Praia de Porto Grande e registrou imagens do mar revolto misturada com algo preto, gravou dizendo que seria o óleo tóxico, o que não foi confirmado pelas autoridades.

O Comando Unificado esclarece que não há NENHUMA confirmação de óleo, até o momento, nas praias da região metropolitana ou na região sul do Estado. Foto: Reprodução do vídeo

O Comando Unificado esclarece que não há NENHUMA confirmação de óleo, até o momento, nas praias da região metropolitana ou na região sul do Estado. E nenhum material foi recolhido como suspeito.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura – SEMAG por meio de nota, informou que esteve no local indicado com o técnico e foi constatado que essa suposta mancha é de vegetação e galhos que foram trazidos pela maré de algum barranco. “Os supostos fragmentos encontrados, são sementes de castanhas secas”, diz a nota.

O Comando Unificado esclarece que a última praia confirmada com o aparecimento do óleo foi em Regência, no município de Linhares. Nesta quarta-feira, foram coletadas duas amostras de material em Aracruz, uma em Barra do Riacho e outra em Praia Formosa, que estão sendo encaminhados para análise química na Marinha.

O Comando também esclarece que todas as praias ao norte, que apareceram óleo, estão limpas e próprias para banho. O trabalho de limpeza está sendo feito por pessoas devidamente protegidas e utilizando materiais apropriados para coleta e acondicionamento do resíduo.

Lembramos que denúncias precisam ser feitas no número 185, para que equipes especializadas possam ir até o local para averiguação e em caso de suspeitas, recolher o material para análise.