Um dos monumentos paisagísticos mais significativos de Itapemirim e também de Piúma, o Monte Aghá, fará parte de uma nova Rota Turística da região Sul capixaba. O projeto de lei que prevê a criação da rota está tramitando na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

A criação da nova Rota Turística foi sugerida pelo prefeito de Itapemirim, Thiago Lopes, sob alegação de que a iniciativa vai impulsionar o desenvolvimento do agroturismo na região, além de aumentar o fluxo de turistas e proporcionar geração de renda para comunidade local.

O projeto de lei que prevê a criação da rota está tramitando na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Foto: Deidison Ribeiro

A propositura foi protocolada na Ales pelo deputado estadual, cel. Alexandre Quintino. Agora o projeto de Lei está sendo analisado no âmbito das comissões permanentes.

O Monte Aghá é uma formação rochosa com cerca de 340 metros de altitude. Por isso, o monumento se transformou em uma atração turística para os amantes de esportes de aventura, como escalada, rapel, voo livre, caminhadas e passeios de bicicleta, além de servir de referência marítima para pescadores e navegantes.

O monumento natural localizado no Distrito de Itaipava, em Itapemirim, na divisa com o município vizinho de Piúma, está situado na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Guanandy e foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em dezembro de 1985.