A ressaca do mar surpreendeu os turistas que passaram por Guarapari no período de férias de julho. Em função dos riscos para os banhistas, o trabalho do corpo de salvamento marítimo foi muito grande, mas o saldo foi positivo: o município de Guarapari não registrou nenhuma morte por afogamento, mesmo com a maré agitada.

Entre os dias 13 e 28 de julho, os guarda-vidas registraram 1157 prevenções a pessoas em áreas de risco no mar; 88 resgates; 16 crianças e 1 idoso encontrados; 5 atendimentos pré-hospitalares; 77 informações turísticas; 3 animais marítimos mortos na praia; 7 objetos estranhos flutuando no mar e nenhum óbito. Confira vídeo com a algumas ações dos profissionais:

De acordo com Leonardo Silva, Gerente de Salvamento Marítimo, o saldo foi positivo, mas para o êxito do trabalho dos guarda-vidas, é necessária a colaboração dos cidadãos. “O que temos a acrescentar é pedir a compreensão de todos que respeitem a prevenção do guarda-vida se todas as vezes que fizéssemos uma prevenção ela fosse acatada pelo banhista, o número de resgates seria zero”, afirmou.

Leonardo destaca a importância do serviço de salvamento para a cidade. “O serviço de salvamento marítimo é muito importante para o município de Guarapari, pois além de guarnecer as praias do município, também realizamos outros diversos trabalhos em toda a orla como por exemplo: auxílio a pessoas com necessidades especiais, atendimento pré-hospitalar a pessoas que se acidentam na orla, realizamos acompanhamento a eventos esportivos escolares, damos palestras nas escolas e acompanhamos passeios escolares que são realizados na orla de Guarapari e também realizamos a entrega de crianças perdidas na praia aos seus pais”, afirmou.

Guarda-vidas realizam trabalho preventivo nas praias de Guarapari

O grupamento Salvamar conta atualmente com 90 guarda-vidas guarnecendo 10 praias do município, sendo elas: Bacutia, Peracanga, Areia Preta, Castanheiras, Namorados, Praia do Morro, Praia da Cerca, Santa Mônica, Setiba e Sereia. Os guarda-vidas estão nas praias de 8 às 17h na invernada e de 7 às 18h na alta temporada.

Deixe seu comentário