Está valendo desde a última segunda-feira (31/07) um novo mapa de risco do coronavírus que foi divulgado pelo governador Renato Casagrande, que avalia o nível de perigo das cidades do Espírito Santo em extremo, alto, moderado e baixo. Guarapari continua classificada como risco moderado.

A nova matriz agora avalia três condições, sendo elas os casos ativos por município nos últimos 28 dias, os testes de coronavírus realizados por mil habitantes e a média móvel de óbitos pela doença nos últimos 14 dias. Para definir em qual risco o município irá ficar, é feita uma média ponderada entre esses três fatores, com os dois primeiros valendo 30% e o terceiro 40%, e depois comparando o resultado com o “fator vulnerabilidade”, que mostra a taxa de ocupação das UTI´s.

Guarapari está classificada no risco moderado desde o dia 18 de julho, quando saiu do risco alto. Para que o município alcance o risco baixo é necessário que se isole os casos de contaminados (para que não se espalhe), que aumente o número de testes de Covid-19 realizados na população e que o número de mortes caia (ainda na manhã de hoje a cidade registrou o 100º óbito).

Ao atingir esse patamar, shoppings, galerias, restaurantes, e o comércio em geral de Guarapari poderá funcionar sem restrições de dia e horários, atualmente o comércio é limitado até às 17 hora e 30 minutos nos dias de semana e até às 15 horas aos sábados, restaurantes e lanchonetes têm horário especial, até às 22 horas todos os dias da semana.

Por João Pedro Barbosa, estagiário.