Câmara de Anchieta
Banner TOP
JB Padrão

Um leitor do Portal 27 entrou em contato com a redação para reclamar de um problema que, segundo ele, é recorrente e atrapalha a vida de quem usa os ônibus intermunicipais. As empresas estão transportando passageiros dentro da cidade, o que é proibido por lei, e atrasando os horários por causa disso.

“Sou usuário frequente da linha Guarapari x Vila Velha. No dia de hoje, agora pela manhã, contei 27 passageiros que ficaram em pontos entre Muquiçaba e Setiba. Esse tipo de atendimento  é ilegal posto a viação Alvorada não estar licitada para transporte doméstico e sim Lorenzutti. Esse tipo de situação está fora de controle e tem gerado transtornos para os usuários da linha intermunicipal com os atrasos”, reclamou o leitor.

A prática, apesar de usual, é proibida por lei como afirmou o leitor. Além de vedada por lei municipal e estadual, no último mês um juiz de Vitória em decisão sobre os ônibus intermunicipais, determinou entre outras coisas que esta prática fosse coibida através de fiscalização tanto da prefeitura como do DER.

Procuramos a empresa que opera dentro da cidade para comentar sobre esta situação. A Expresso Lorenzutti, vencedora da licitação em Guarapari enviou nota sobre o assunto.

 

“Em resposta ao questionamento, esclarecemos que o fato constatado pelo leitor é verídico e de conhecimento da Expresso Lorenzutti, que já oficiou aos órgãos competentes acerca desta irregularidade para que tomem as devidas providências, uma vez que os passageiros que embarcam e desembarcam nos limites de Guarapari são passageiros de linhas municipais e não intermunicipais.

Ressaltamos ainda que as empresas intermunicipais não transportam idosos e deficientes de forma gratuita, além de não pagar ISSQS para o município de Guarapari”, explicou em nota a empresa. 

Os responsáveis

Procuramos a empresa citada pelo leitor para sabermos se esta prática é comum, mas até a publicação desta reportagem, não obtivemos sucesso.

Entramos em contato também com a Prefeitura de Guarapari que respondeu que: As empresas têm que seguir a determinação da Lei municipal, entretanto é de competência do DER a fiscalização. O município irá informar ao órgão para que proceda com a fiscalização.

Já o DER informou que desde o início do semestre cabe à Ceturb a fiscalização dos ônibus intermunicipais. Procuramos então a Ceturb, mas não obtivemos resposta até a publicação desta reportagem.

Banner Marcelo
Institucional MAllagutti
Institucional M Conveniências [banner top]
Institucional Basic Idiomas

Padrão
Câmara Municipal de Guarapari

25 COMENTÁRIOS

  1. Ao invés de reclamar dessa prática, deveria reclamar das constantes vezes em que ficamos na estrada por estarmos em ônibus sucateados da viação planeta que quebram constantemente. Péssimas condições de uso no horário semi direto das 5:00 da manhã. Praticamente todos os passageiros assim como eu usam o transporte diariamente para chegar ao trabalho no município de Vitória. Ônibus sujos, com poltronas quebradas, velhos, que quebram quase todos os dias,nos deixam pela BR a fora correndo riscos,tendo que esperar o próximo horário para embarcar nos fazendo chegar atrasados nos destinos . Pagamos R$10,90 na passagem, não é tão barato assim e o mínimo que queremos é condição para o transporte. Cito a viação planeta pq é a que uso.

  2. Se vocês não sabe a viação lorenzutte e o mesmo dono da antiga viação asatur ou seja pertence ao mesmo dono que tb e da viação alvorada.
    Então não vai avontecer nada com eles se o mesmo faz isto a anos.

  3. Os legisladores,e o governante do município de Guarapari particularmente não moram em Guarapari,parece que Guarapari só mora turista,magnatas, tanto que não tem investimento nenhum no município,só há arrecadação,por mínima que seja eu não vi nada de investimento,ainda mais uma cidade conhecida como turística tem muitas pessoas de classes sociais de bem,e humilde,por tanto precisa de investimento de saúde, educação, saneamento básico,e concorrentes no transporte coletivo,com um atendimento melhor,e eficaz,e nada de uma só empresa com ônibus velhos reformados,e além de tudo sujos fazendo oque querem , nós moradores,e demais usuários temos que cobrar dos legisladores,e o governante diante do ministério público prestação de contas,e transparência a um bom atendimento,e atenção ,e respeito a todos que vivem em Guarapari, independente de qualquer situação,os impostos estão em dias,por tanto o direito de embarque, desembarque tem que ser livre de acordo a nessecidade de todos,tem que ter concorrentes dentro de Guarapari,e acabar com esta demanda de uma só empresa

  4. Eu digo que a empresa alvorada tem mais que fazer os embarques,e desembarque sim em todos pontos nessesarios,,o transporte é coletivo prá todos usuários que dependem de se locomoverem,por tanto tem que ter concorrentes fortes em Guarapari, é um absurdo os usuários de Guarapari morarem nos pontos de ônibus esperando ônibus mais de trinta minutos, além de ônibus sucateado, antigos reformados,e sujos,por tanto o município só arrecada,e nada faz a favor dos moradores,e turistas dando o respaldo nessesarios,a verdade que temos que cobrar mais destes governantes diAnte do ministério público,e saber onde vai a arrecadação do município de Guarapari,lugar onde não tem nenhum investimento,se nós nos unirmos na base de uma informação concreta,e exigirmos transparência de investimento no município iremos ser bem sucedido

  5. O que não consigo entender porque só aqui em Guarapari que não pode, se em Vila Velha e em Vitória os passageiros embarcam e desembarcam em qualquer ponto de ônibus, e olha que lá possui uma frota 10 vezes maior que Guarapari para atender a população. Se existe algum acordo precisão ser revisto pois a empresa Lorenzutti na atual circunstância não atende a população, pois possui uma frota bem pobre. Me recordo que antes da Lorenzutti assumir este contrato novo raramente tinha pessoas nos pontos de ônibus e raramente entravamos em uma ônibus lotado, depois que ela assumiu a realidade de nos usuários mudou, não ficamos mesmo de 40 minutos para embarcar em um colético e além da demora ainda vem lotado. Gostaria de fazer uma pergunta a este usuário que fez a denuncia. O que você ganhou com a denuncia? Você pensa que só você é digno de ir no conforto? Você deveria ser menos egoísta e pensar que a população paga imposto como você e que você não é o único que precisa do transporte público.

  6. Errada a Lorenzutti, errada a Alvorada, errados os que acham o errado certo. Que a honestidade não demore a ser um norte a ser desejado. É um verdadeiro estado de anomia.

  7. A Lorenzzutti devia servir melhor os seus passageiros.
    Demora , ônibus lotados.
    Os itinerários deveriam ser mais explorados . Muitos ônibus para um mesmo itinerários . E agente tem que andar mais um km a pé.
    Depois reclama pq usamos outros transportes. TB temos horários a cumprir e somos de carne e osso TB.

  8. A Lorenzzutti devia servir melhor os seus passageiros.
    Demora , ônibus lotados.
    Os itinerários deveriam ser mais explorados . Muitos ônibus para um mesmo itinerários . E agente tem que andar mais um km a pé.
    Depois reclama pq usamos outros transportes. TB temos horários a cumpr

  9. materia comprada pela familia da robosta, jornalismo que se presta a isso deveria acabar mesmo, um lixo, total deserviço a população.

  10. Não, a Alvorada não pertence a Viação Lorenzutti.
    Os atuais donos da Viação Alvorada é a família Carlette dona da Viação Sudeste, Flecha Branca e Santa Luzia de Cachoeiro.
    2° A Viação Lorenzutti tem um prazo legal para adicionar todos os veículos a frota e este prazo está sendo honrado pela empresa, hoje Guarapari já tem mais veículos que tinha antigamente.

  11. Fato simples de resolver. É só a empresa Lorenzutti cumprir sua obrigação, colocando quantidade de onibus suficiente atentendendo todas as regiões da cidade em todos os horarios do dia. Pq é um absurdo numa cidade como Guarapari a gente demorar quase 2h para consegui chegar ao trabalho, pq a empresa de onibus não atende todas as regiões, deixando a população mofando no ponto de ônibus, tendo que esperar em dois pontos de onibus para percorrer uma distância que não gasta 20 minutos com as paradas. Parabéns aos inteligentes que colocaram essa empresa embolsando nosso dinheiro.

  12. A viação alvorada e confortável,aí fica uma pessoa que acredito que mandada por alguém falar besteira, toda vez que eu estiver no ponto e o ônibus da viação alvorada passar eu pego mesmo.

  13. Então a gente enfrenta uma rotina de 8 horas de trabalho e ainda tem que esperar a boa vontade de um ônibus municipal passar? Falta de respeito com o cidadão!

  14. BOLSONARO 17
    PALHAÇO…E O PIOR É A PUBLICAÇÕES DESSAS NOTÍCIAS…
    GOSTARIA QUE ESSE SITE QUE FOTOGRAFOU ESSE QUE É O PRINCIPAL… PONTO DE ÔNIBUS… FIZESSE UMA REPORTAGEM NESSE SENTIDO…
    ESSE PONTO DE ÔNIBUS…TEM MAIS DE 30 ANOS NESSA PRECARIEDADE…
    É NEGÓCIO DE FUTRICAS…QUE DESTRUÍRAM AS PAISAGENS DE GUARAPARI…

    BOLSONARO 17

  15. Esse tal leitor que fez essa denúncia é funcionário da própria Lorenzutti (a mando ), essa quer jogar a população contra a Empresa Alvorada .
    Ele acha que tá demorando por pegar outras pessoas pelos pontos , então que vá de Transcol , FDP.

  16. Mas isso acontece desde sempre. Desde que trabalhava em Vix. Só que parei de utilizar a Alvorada, fazem 6 anos.

  17. Me parece mais uma jogada do que uma reportagem. Mas enfim, o ato esbarra na ilegalidade. Se é legal é legal. Se ilegal… Então não pode. Infelizmente, o próprio povo escolheu o prefeito que assinou o contrato com a construção da rodoviária nestes termos, elegeram seu substituto e elegeram ele de novo. Do que reclamar?

  18. É inacreditavel a resposta q a Lorenzutti deu, sendo q a Lorenzutti antiga Asatur (Alvorada Sul América de Turismo), Alvorada e Viação Sanremo em Vitória pertencem a mesma proprietária, Sra. Nubia Lorenzutti. Isso chega a ser abuso com os usuários dessas carroças q dizem ser ônibus.

  19. Para quem não sabe a viação alvorada pertence a viação sudeste e não mais a Lorenzetti, agora só em Guarapari tem esse mimimi em Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro os onibus intermunicipais fazem embarque e desembarque dentro de perímetro urbano das cidades e ninguem fica arrumando problema com isso por estas e outras q Guarapari não vai pra frente.

  20. Imagina quem mora pro lados de São Gabriel e Bela vista, pra pega um ônibus via Setiba, tem muita gente que trabalha em Vila velha e não tem condições de pagar R$25 todo dia, a opção é Transcol, se tivesse uma linha que não possua ônibus a cada 2h Isso acabaria.

  21. Se a Lorenzetti antiga asatur cumprisse com suas obrigações perante a população isso não ocorreira enquanto não tiraram as outras empresas não sossegaram. Agora vem essa de passageiro reclamando aposto que não usa ônibus municipal , se o fizesse não entenderia a situação.

  22. Bem, os ônibus passam! E o passageiro deve sim ter liberdade de usar o que preferir! Pq ficar esperando o outro tão demorado se um já está passando bem ali???? Se está atrasando vai no horário anterior, horas!

  23. é só a lorenzuti cumprir os horarios e os intinerarios que isso acaba, ah sim!! e coloca mais ônibus pq pagar R$ 3,10 pra andar em uma lata de sardinha fica dificil né

  24. Se eu não estou enganado, Alvorada e Lorenzut pode ser do mesmo dono.

    A Lorenzute, mata horário nos bairros, deixa idósos nas paradas de ônibus, fazem o que quer, não ha fiscalização é terra de ninguem e sem lei.

  25. Se a Lorenzetti não cumpre o que prometeu de aumentar a frota, o passageiro não pode ficar no prejuízo com a demora e superlotação dos ônibus. Parabéns para Viação Alvorada! E esse daí que reclamou deve ser baba ovo da Lorenzetti, no mínimo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here