Usuários do transporte coletivo estão insatisfeitos com o aumento da passagem.

Para os usuários do transporte público 2017 já começou com um gasto a mais. É que a passagem do ônibus aumentou de R$ 2,50 para R 2,80 em Guarapari. O reajuste de 12% teve início no último sábado, dia 31 de dezembro. Mas muita gente só percebeu a diferença essa semana quando voltou a trabalhar e não ficou nada satisfeita.

A auxiliar de limpeza, Jocielma Araújo, é uma das pessoas que não concorda com o aumento. “É um absurdo porque o salário ainda não aumentou para aumentarem a passagem e trinta centavos pesa no bolso no final do mês. Além disso, o transporte não melhorou, a gente anda igual sardinha no ônibus”.

A vendedora, Miriele Costa Soares, também afirma que os trinta centavos a mais fazem falta e pesam no bolso do trabalhador. “A diferença de trinta centavos com certeza faz falta para a gente que paga aluguel, que tem que fazer a compra diária.  É um absurdo. É trinta centavos todo dia, mas na verdade sai sessenta centavos porque a gente vem trabalhar e volta para casa. A cidade está cheia de turistas e eles não dão conforto para os turistas e a gente que trabalha e mora aqui sofre dobrado”.

Para a passageira Alessandra Pires o valor deveria ser cobrado de acordo com a distância percorrida e lembra da necessidade de se ter um terminal de ônibus na cidade.

“Se você atravessar a ponte, você paga o mesmo valor. Não tem uma opção de você pegar o ônibus e soltar em um terminal, de um ponto a outro é o mesmo valor. Isso eu acho um absurdo, um desrespeito com a população. O aumento do salário não vai ajudar porque tudo já começou a aumentar antes”.

A nova passagem ficou trinta centavos mais cara, ou seja,um reajuste de 12% que pesa no bolso do trabalhador.

Para a menor aprendiz, Emanuelle Rosa, o aumento pode ser justificado se for revertido em melhorias no transporte público. “Não sei o porquê eles aumentaram, acho que deve ter algum motivo e espero que o motivo do aumento seja revertido para a sociedade”.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, o reajuste da tarifária do transporte coletivo ocorreu com base na Lei Complementar Nº 002/2006 que determina o reajuste anual.

A prefeitura informou ainda que para chegar ao valor de R$ 2,80 foram considerados os seguintes intens:

-Reajustes acumulados nos preços dos combustíveis e custos operacionais.

– Reajuste salarial da categoria dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários de Cargas Secas, Liquidas, Inflamáveis, Passageiros, Fretamento em Geral dos Municípios de Vila Velha e Guarapari, concedida a partir de dezembro de 2016
– Planilhas de Custos aprovada pelo Conselho Municipal de Transporte – COMUTRAN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!