Os documentos que compreendem o Plano Diretor Municipal (PDM) que estavam desaparecidos desde semana passada foram encontrados na tarde de hoje (21) debaixo da pia de um dos banheiro da Câmara de vereadores. A sacola com os documentos foi encontrada por um guardador de carros.

A sacola com o PDM estava debaixo da pia do banheiro da Câmara. Foto: João Thomazelli/Portal 27
A sacola com o PDM estava debaixo da pia do banheiro da Câmara. Foto: João Thomazelli/Portal 27

O homem que encontrou os documentos pediu para não ser identificado, mas contou como foi o episódio. “Eu estava aqui na frente mais ou menos lá pelas duas horas e resolvi usar o banheiro aqui da frente, que sempre fica aberto. Quando eu entrei no banheiro vi uma sacola debaixo da pia e abri para ver o que era. Vi que estava cheio de documentos e chamei o segurança da Câmara. Ele veio e levou a sacola para o presidente da Câmara. Depois eles saíram e foram falar com o promotor”, contou o homem.

Ele está preocupado com a repercussão do caso e teme que seja envolvido. “Eu só achei e entreguei os documentos. Não tenho nada com isso. Estou com receio de que alguém pense que tenho algum envolvimento com isso. Sou honesto e trabalhador. Não tenho interesse nenhum em roubar documentos”, finalizou.

Wanderlei Astori prestou esclarecimentos sobre o desaparecimento do PDM ao Ministério Público.
Wanderlei Astori prestou esclarecimentos sobre o desaparecimento do PDM ao Ministério Público.

Logo depois de reaver os documentos, o presidente da Câmara, o vereador Wanderlei Astori levou a sacola com PDM para uma audiência no Ministério Público. A reunião já estava marcada e seria para tratar justamente do desaparecimento dos documentos. “Desde que os documentos sumiram eu dei entrada na comissão de investigação com os servidores efetivos da câmara para apurar. Paralelamente, eu pedi na terça-feira ao prefeito que providenciasse cópia dos documentos. Hoje o prefeito já estava para me mandar a cópia, mas o PDM foi encontrado no banheiro do lado de fora da câmara e eu trouxe pra mostrar no MP”, explica

Após a conversa com o promotor, o presidente disse que entregou tudo que foi pedido e todos os vereadores terão acesso ao documento.

Semana difícil para Wanderlei

Desde a última semana a presidência da Câmara está à procura dos documentos, que sumiram misteriosamente da Casa poucos dias antes de ser colocado em plenário para votação. Depois da divulgação do desaparecimento do PDM, uma moradora da cidade fez denúncia na Câmara pedindo o afastamento dele da presidência. Os vereadores tentaram votar o afastamento, mas a sessão foi tumultuada e acabou sendo encerrada por Astori. Veja aqui e aqui.

O advogado Nelson Aguiar chegou por volta das 13h30 no Fórum para entrar com o pedido de liminar. Foto: João Thomazelli/Portal 27
O advogado Nelson Aguiar chegou por volta das 13h30 no Fórum para entrar com o pedido de liminar. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Na tarde de hoje o vereador Serjão (PMDB), que é relator da comissão de Constituição e Justiça da Câmara, acompanhado do advogado Nelson Aguiar, entrou com um pedido de liminar para que a sessão que foi encerrada abruptamente por Astori nesta quinta-feira (20), seja reaberta  para que os vereadores possam colocar em votação o afastamento dele da presidência. Mas no fim da tarde de hoje o juiz indeferiu o pedido de liminar.

Câmara fechada nesta sexta-feira.

E quem procurou a Câmara de Vereadores nesta sexta-feira teve uma surpresa. a Casa de Leis estava fechada para atendimento ao público. Um cartaz na frente informava que apenas o protocolo estava funcionando.

“Hoje resolvi fechar a câmara para ficar junto dos servidores em busca de encontrar os documentos perdidos. Apesar de ser estranho o PDM aparacer dentro de um banheiro que fica do lado de fora da câmara, o importante é que foi encontrado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!