A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), promoveram dois dias de campo para tratar de assuntos relacionados a Viticultura no município de Guarapari.

Foram dois dias de campo para tratar de assuntos relacionados a Viticultura no município de Guarapari.

O primeiro foi realizado na comunidade de Todos os Santos, nessa quinta-feira, 18, na propriedade do senhor José Bravim. Já o segundo, foi realizado nessa sexta-feira, 19, na comunidade de Buenos Aires, na propriedade do senhor Paulo César Brambati. O programa surgiu através de uma demanda do executivo e várias ações já foram realizadas, como palestras, excursões, visitas técnicas, atendimentos e dias de campo.

O programa beneficia atualmente 43 agricultores, de 17 comunidades rurais do município de Guarapari. Em virtude das distâncias entre as comunidades, as ações foram divididas em dois momentos, objetivo principal dos dias de campo, foi orientar aos agricultores quanto aos aspectos relacionados a nutrição da planta, podas, controle fitossanitário e implantação da estrutura da latada (parreira de uva).

Os trabalhos foram conduzidos em duas estações. Na primeira o engenheiro agrônomo do Incaper Cássio Vinícius de Souza, abordou detalhes relacionados a nutrição da planta, poda de formação e condução e controle de pragas e doenças. Na segunda estação o técnico em agropecuária da Semag, Aurinho Rocha Machado, abordou detalhes relacionados a construção da latada, como disposição de mourões, instalação de arames e outros detalhes importantes para uma boa construção da latada.

O programa beneficia atualmente 43 agricultores, de 17 comunidades rurais do município de Guarapari.

“As mudas estão em pleno desenvolvimento, isso porque foi realizado um trabalho de implantação com base nas recomendações técnicas e boas práticas agronômicas. Nesse momento, temos que realizar algumas intervenções a fim de proporcionar condições ótimas ao desenvolvimento, monitoramento de pragas e doenças, e quando necessário promover o controle de forma sustentável, respeitando as questões sociais, ambientais e econômicas. Além de realizar a poda de formação e uma nutrição balanceada”, relatou Cássio Vinícius.

O Técnico em Agropecuária Aurinho Machado, chamou a atenção para a necessidade da realização da análise de solo. Para que a recomendação de adubação seja realizada com base nos critérios técnicos.

O evento, realizado pela Semag e Incaper, foi de extrema importância e muito produtivo para a capacitação dos agricultores, que encontram-se motivados e tratam com bastante critério e seriedade a atividade da viticultura, que já nasce de forma muito promissora no município de Guarapari.

Confira mais fotos na página do Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1781776968597848&type=1&l=90fc87e388

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!