Uma reunião pública vai discutir a realização a construção do Hospital e Maternidade Cidade Saúde em Guarapari. O evento acontece na Câmara Municipal nesta quinta-feira (26), a partir das 18h. A reunião foi proposta por uma comissão de vereadores que estão querendo saber vários detalhes da obra. 

Os vereadores Marcos Grijó, Thiago Paterlini e Lennon Monjardim fizeram uma vista a obra do Hospital Maternidade Cidade Saúde e constaram a situação de abandono da obra. Foto: arquivo pessoal.

Os vereadores proponentes são Marcos Grijó (PDT) e Thiago Paterlini (PMDB) que são presidente e relator da Comissão de Economia e Finanças e Lennon Monjardim (Podemos) da Comissão de Serviço, Obras Públicas e Fiscalização. Em março os parlamentares visitaram o local onde o hospital será construído e prometeram cobrar explicações do município sobre o porque a obra estava abandonada.

Segundo Lennon, a ideia é discutir com a população a localização e o valor da obra.  “A sociedade não foi consultada em relação a localização do hospital, custos levantados e se existe uma forma mais barata disso ser conquistado. Então a gente pede essa audiência para que a população tenha essas respostas”, disse o vereador.

Convocação. O município foi convidado a participar da reunião através da convocação da secretária de Análise a Aprovação De Projetos, Milena Moreira Ferrari. “Convocamos a secretária para que ela possa nos passar mais detalhes deste projeto. É um sonho da população, mas precisamos saber como vai funcionar este hospital. Mas como fica a manutenção e funcionalidade deste projeto? Só para se ter uma ideia, temos unidades de saúde com problemas, que precisam ser cuidadas e como vamos gerir um hospital? Precisamos destas respostas”, disse Thiago.

As obras pouco evoluíram desde que começaram, há quase um ano. Foto: João Thomazelli/Portal27

Localização. Lennon também fez críticas a localização e a estrutura do prédio. “O local é de difícil acesso e um hospital tem que ter fácil acesso para as rodovias. A construção tem tempo que está paralisada e abandonada e toda a estrutura foi feita para um hospital particular e não público, por isso, todas as acomodações atendem ao sistema particular. O valor a ser utilizado para a construção talvez com parceria público privada sairia bem mais em conta e com uma velocidade de conclusão muito maior”, afirmou. 

O vereador revelou ainda que os três parlamentares pretendem propor outras opções para o município e que é possível que elas sejam apresentadas na reunião. “A gente tem algumas saídas para ele. Temos um novo local, empresas que querem tocar e propostas de parcerias”, afirmou Lennon sem querer dar mais detalhes.

Resposta. Procurada, a prefeitura afirmou que a obra tem como objetivo atender uma necessidade da população e que o processo licitatório está em andamento. “Ciente das necessidades da população de Guarapari, a atual administração possui grande preocupação e interesse na construção de um hospital no município que possa atender a demanda da população. A sessão para recebimento das propostas e habilitação das empresas interessadas acontece nesta quarta-feira (25)”, diz a nota da administração municipal.