O ano de 2015 tem sido de cautela para as micro e pequenas empresas de todo o Brasil. No entanto, para que os pequenos negócios não sejam tão afetados pela instabilidade econômica, o Sebrae lança o Movimento Compre do Pequeno Negócio.

Trata-se de um movimento que procura sensibilizar o público sobre a importância de comprar produtos e serviços dos pequenos negócios (Microempreendedor Individual, Microempresa, Empresas de Pequeno Porte, Produtor Rural). Promover esse tipo de consumo significa ganhos para toda a economia, principalmente a local, pois ajuda a estabelecer um comércio mais justo por meio, por exemplo, da criação de empregos para a comunidade e de uma melhor distribuição de renda.

O movimento também se apropria da capacidade que os pequenos negócios têm de se adaptarem às mudanças do mercado, superando os desafios com criatividade, ao aproveitar o clima de incerteza financeira para apontar possibilidades de inovação, de diferenciação e de conquista de novos clientes e mercados.

O Sebrae vai oferecer várias palestras durante a campanha. Divulgação
O Sebrae vai oferecer várias palestras durante a campanha. Divulgação

O Movimento Compre do Pequeno Negócio irá ressaltar a importância social e econômica dos pequenos negócios, destacando e disseminando a percepção de que comprar de um pequeno negócio é um ato de cidadania que coopera para o fortalecimento do pequeno comércio local, com ganhos para toda a comunidade.

O Dia da Micro e Pequena Empresa foi escolhido para ser o grande marco do Movimento Compre do Pequeno Negócio, celebrado em 5 de outubro. Todo dia é dia de comprar dos pequenos negócios, mas é nesse dia que incentivaremos os consumidores a dar preferência para o pequeno negócio na hora da compra, aquecendo as vendas desses segmentos. A data, então, deve contar com o engajamento da sociedade e dos donos dos empreendimentos locais e de pequeno porte. O Dia da Pequena Empresa foi criado para ser um ato de cidadania.

Ao valorizar o comércio local, promove-se o desenvolvimento social, já que o consumidor ajuda no fortalecimento dos pequenos negócios e, consequentemente, há estímulo para a empresa inovar, melhorar seu desempenho, diversificar a oferta de produtos e aperfeiçoar o atendimento.

Para saber mais sobre o Movimento Compre do Pequeno Negócio, basta acessar o endereço www.compredopequeno.com.br. No hotsite estão todas as informações e orientações para a participação dos pequenos negócios.

Entre os dias 21 de setembro e 05 de outubro o Sebrae vai promover diversas capacitações gratuitas em várias cidades, inclusive do litoral sul do Espírito Santo.

Deixe seu comentário