O seguro-desemprego agora pode ser solicitado integralmente via internet no Brasil. O anúncio foi feito na última quarta-feira pelo ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello. Com isso, o órgão quer aumentar a eficiência do serviço, reduzir custos e tornar o processo mais cômodo para 13 milhões de cidadãos que hoje se encontram no desemprego. 

Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Solicitar o seguro-desemprego já foi muito demorado. Atualmente, para encaminhar o pedido, o trabalhador precisa agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Sine, preencher um formulário e entregar a documentação. Feito isso, começa a contar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.

A partir de agora, as coisas mudam um pouco. Desta forma, assim que o trabalhador receber a documentação para encaminhar o seguro-desemprego, poderá fazer o pedido imediatamente pela internet, por onde já poderá preencher o formulário que hoje é respondido no Sine. O prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar a partir deste momento.

Contudo, isso não quer dizer que não será preciso comparecer a uma agência do Sine pessoalmente. Para evitar fraudes, depois de encaminhar o pedido do benefício, será preciso comprovar a identidade em uma agência do Sine.

Como vai funcionar. Para fazer o encaminhamento do seguro-desemprego via internet, acesse o site Emprega Brasil, e se cadastrar. Para o cadastro, será necessário informar dados pessoais, tais como CPF, nome, data de nascimento e assim por diante. Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).

O próximo passo será responder um questionário com cinco perguntas sobre o histórico laboral. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho. Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil e terá que buscar pela opção “Solicitar Seguro-Desemprego”. Aqui será necessário preencher um formulário com informações pessoais e profissionais.

Preenchido o formulário, é só agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.

Se a data para o atendimento presencial ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.

Essa iniciativa do Ministério do Trabalho foi desenvolvida pela Dataprev e estará disponível no Portal Emprega Brasil. O serviço já havia sido anunciado em 21 de novembro, porém, só agora entrará em vigor. O passo a passo explicativo de como solicitar o benefício do seguro-desemprego pela internet está disponível aqui.

Até o momento, ainda não é possível usar o aplicativo Sine Fácil para solicitar o benefício, essa possibilidade deve chegar em uma segunda etapa.

Deixe seu comentário