A Vigilância Ambiental de Anchieta vem realizando um trabalho permanente de aplicação de larvicidas em parte do rio Una, que corta a cidade e em outros canais na área urbana. O trabalho é uma medida preventiva no combate a mosquitos de diversas espécies, entre eles, o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chicungunya e a febre amarela urbana.

Vigilância Ambiental realiza trabalho permanente para eliminação de mosquitos.

De acordo com coordenadora da Vigilância Ambiental e do Centro de Controle de Zoonoses, Josélia Frontino dos Santos, esse serviço é realizado em conjunto com o carro fumacê, que passa constantemente em ruas onde foram detectados focos positivos do Aedes aegypti. “O larvicida elimina as larvas do mosquito, já o fumacê, os mosquitos adultos”, disse.

Esse serviço é realizado em conjunto com o carro fumacê

O setor atua nesse serviço de acordo com visitas nos bairros e por meio de denúncias e pedidos por parte dos moradores. Toda informação é apurada e analisada pelos técnicos a Vigilância Ambiental.

Segundo ela, esta semana, por exemplo, após o setor receber denúncia que uma obra de esgoto inacabada, na Vila Samarco, estaria com presença de larvas, os técnicos foram até o local, apuraram a situação, realizaram a coleta de larvas para análise e aplicaram o larvicida. “Agora esse trabalho é realizado semanalmente até que as larvas sejam eliminadas”, explica.

Os moradores podem contribuir, informando quando detectar a presença de larvas em rios ou córregos na área urbana.

Serviço: o telefone de contato é o 28 3536-3885.

Comments are closed.