Na tarde de sexta-feira (11), uma equipe de Vigilância Ambiental e Sanitária de Guarapari foi até uma casa no bairro Santa Mônica averiguar uma denúncia feita por vizinhos do local. Eles reclamavam que a proprietária da casa abrigava muitos cães e que estes faziam barulho, não deixando ninguém dormir. A equipe também foi ao local para verificar se lá havia algum foco de dengue.

Cachorros
O ambiente é muito bem cuidado e os animais vivem em canis amplos. Foto: Gessika Avila / Portal 27

Lorena Santos, gerente de Vigilância Ambiental, disse que duas tentativas foram feitas anteriormente para verificação do ambiente quanto a existência de foco de dengue, mas uma funcionária da dona da casa negou a entrada dos agentes, alegando estar obedecendo ordens.

“Os vizinhos reclamaram do barulho feito pelos animais, devido a quantidade deles vivendo no local, e agora estão reclamando de roedores no quarteirão. Os ratos podem estar aparecendo devido a ração dos animais”, contou Lorena.

Rose Anne Wanfredo
A dentista é protetora dos animais há 8 anos. Foto: Gessika Avila / Portal 27

A dentista e proprietária da casa, Rose Anne Wanfredo, não mora no local e o mantém apenas para abrigar cães e gatos que resgata da rua. O Portal 27 entrou no local junto com a equipe de Vigilância e percebeu que o ambiente é muito bem cuidado e os animais vivem em canis amplos, dispondo de todo o carinho e cuidado de Rose Anne.

A dentista explica que é protetora dos animais há 8 anos e gasta dois mil reais do próprio bolso todo mês com as despesas dos bichinhos. “Tenho funcionária com carteira assinada para tratar dos meus animais e veterinário. Todos eles aqui estão vacinados com vacinas importadas”, reforça.

A casa abriga 20 cães e 11 gatos e Rose Anne fala que os animais normalmente se comportam bem, só fazem barulho quando há alguma agitação no entorno da casa. Ela ainda disse que sua funcionária mora em frente ao local, possui a chave da residência e é orientada a se dirigir até lá quando os animais fazem barulho.

Canil
A casa abriga 20 cães e 11 gatos. Foto: Gessika Avila / Portal 27

Durante a verificação do ambiente os agentes de Vigilância Ambiental conferiram a sanidade dos animais, que estão bem, e encontraram foco de dengue. Rose Anne explicou que, devido às fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, a água ficou acumulada em alguns lugares. Ratos não foram vistos, mas Lorena orientou a proprietária quanto à disposição das rações.

Rose Anne alegou que não havia deixado os agentes entrarem na casa anteriormente porque recentemente houve uma grande movimentação no local de pessoas querendo adotar animais. Ela disse que proibiu sua funcionária de deixar pessoas entrarem na residência porque se preocupa com os animais, a quem ela chama de filhos.

*Por Gessika Avila