A questão da produtividade vai muito além de executar as tarefas rapidamente e trazer melhores resultados para a empresa ou para a atividade que desempenha (se você é dono do seu próprio negócio).

Quando somos mais produtivos, todos ganham, incluindo nós mesmos, que voltamos para casa com a sensação de missão cumprida e de ter mais tempo livre para se dedicar à família, aos estudos e outras atividades.

Analisando o quanto isso pode afetar a sua qualidade de vida, separamos algumas dicas que vão ajudar você a produzir melhor:

1 – Aprender a dizer não!

Você provavelmente já tem uma série de atividades para fazer, projetos para entrega e prazos a cumprir.

Mas, sempre há alguém precisando de sua ajuda urgente, ou lhe convidando para participar de um projeto de última hora.

Por mais atraente que seja, antes de dizer que sim, pense se você realmente possui esse tempo sobrando para outras tarefas. Lembre-se que você já tem suas atividades e que precisa entregar no prazo.

2 – Definir prioridades

Para se organizar, separe tudo em três grupos: (1) o que é importante, (2) o que é interessante; e (3) o que não precisa ser feito – pelo menos no momento.

Descobrir o peso de cada atividade e suas prioridades evita gastar tempo fazendo atividades por ansiedade ou falta de foco.

3 – Cuidado com interrupções

Alertas de redes sociais, responder a e-mails desnecessários, telefonemas pessoais durante o horário de expediente e visitas de colegas em sua mesa (para troca de informações, ou pedir ajuda), podem fazer você perder o foco.

Desligue o alerta do seu telefone celular ou deixe apenas na mais importante rede durante o trabalho. Evite ligações pessoais, tenha horários definidos para responder a e-mails e, se possível, explique para o colega que vai procurá-lo em outro momento mais oportuno.

4- Fique de olho na pontualidade

Um atraso conduz ao outro. Se uma reunião não começa no momento, é muito provável que ela terminará mais tarde.

Se você gastar mais tempo do que o planejado em um projeto, possivelmente, comprometerá a entrega do próximo.

Se você chegar atrasado, você provavelmente vai ter que sair mais tarde também. Por isso, tente sempre ser pontual.

5 –  Imprevistos podem acontecer

Sempre haverá uma atividade surpresa que não pode ser adiada. Reserve uma ou duas horas de sua programação diária para esta situação.

Assim, você não comprometerá a sua entrega, e se estas circunstâncias imprevistas não surgirem, você terá tempo para a atualização, verificação de um estudo, etc.

6 – Diga não para a procrastinação!

Adiar uma tarefa, por não ver o valor dela, ou porque você acredita que que seja mais difícil do que realmente é, com certeza irá prejudicar a sua produtividade.

Há uma série de técnicas para combater a procrastinação. Veja o que funciona melhor para você.

7- Você não está sozinho!

Há muitos aplicativos e sistemas para a gestão de tempo e produtividade nos dias de hoje.

Pesquise para encontrar o mais adequado à sua rotina e siga-o fielmente.

Além disso, juntar diversos tipos de sistemas, aplicativos, planilhas, dá muito trabalho (até mesmo para atualizar tudo isso), e pode fazer você se perder em um emaranhado de ferramentas.

Seguindo esses 7 passos, as chances de seu desempenho no trabalho melhorar em pouco tempo são altas. O que você precisa é de foco, determinação e uma pitada de coragem para dar o pontapé inicial em sua mudança de hábito.

Fonte: www.missaotrabalho.com.br

Deixe seu comentário