Anchieta já se prepara para o evento que literalmente traduz suas origens:  a Festa da Imigração Italiana, que este ano comemora sua nona edição juntamente com o aniversário de 10 anos da Caminhada Passos dos Imigrantes. Nos dias 6 e 7 de setembro a população e visitantes vão reviver a trajetória dos Italianos que desbravaram nossas terras, ajudaram a construir nossa história e deixaram seu legado de cultura e fé.

VEM-AI-8-FESTA-DA-IMIGRACAO-ITALIANA-DE-ALTO-PONGAL-DIAS-07-e-08-de-SETEMBRO-Anchieta-ES-07-09
A festa acontece mais uma vez, neste final de semana, em Anchieta.

A festa, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, terá início no sábado (6), às 6:30h com um café da manhã na Praça dos Imigrantes, em Porto de Cima, seguida da bênção dos Andarilhos, que começarão a caminhar às 7 h em direção à comunidade de Simpatia. Lá, os participantes da caminhada serão recebidos com uma bela massagem, realizada por fisioterapeutas e um almoço típico poderá ser comprado no local a partir de 11h30.

É importante ressaltar que por onde passarem, os andarilhos serão recepcionados pelos moradores das localidades ao longo do caminho percorrido pelos italianos. Durante todo o trajeto de 41 quilômetros, a Guarda Municipal prestará apoio e socorro às emergências. Ambulâncias e equipes da Secretaria de Saúde estarão a postos para atender quem precise.

caminhada1

A festa continua durante a noite, às 19 horas no campo de futebol de Alto Pongal será celebrada uma missa campal, já às 20h30 acontece a abertura oficial da festa, com apresentações de canto e dança com alunos da Escola Municipal de Ensino Básico da comunidade.

A beleza italiana será destaque na mesma noite, com os desfiles da “La Bella Nonna” e “La Bella Bambina”. A noite encerra-se ao som da banda Musical Prateado.

No domingo, os andarilhos saem de Serra das Graças em direção à Alto Pongal, onde haverá almoço típico, no Campo de Futebol da comunidade, animado pela Banda Viva Itália. Diversas atrações culturais farão a alegria de todos os presentes até as 16 h, quando a Caretela Italiana tomará as ruas do bairro.

Para finalizar a festança, show com a Banda Gioco di Mora e o tradicional sopão animado por Ney da Viola e Amarildo. “A Festa da Imigração Italiana é uma grande referência para nossa gente. É o resgate da história não apenas de Anchieta, mas, da região, que foi escolhida por essa gente tão lutadora e que venceu todas as dificuldades e intempéries para desbravar e colonizar nossas terras” declarou o prefeito municipal Marcus Assad.

Os Passos dos Imigrantes – Ainda dá tempo de fazer sua inscrição

caminhada2Ainda há vagas para quem deseja participar da caminhada Os Passos dos Imigrantes, nos próximos dias 6 e 7 de setembro. Os andarilhos percorrerão 41 quilômetros entre a Sede e Alto Pongal, refazendo o caminho trilhado pelos que aqui chegaram séculos atrás, desbravando nossas terras e construindo nossa história. A Caminhada faz parte da Festa da Imigração Italiana e é promovida pela Prefeitura de Anchieta por meio das secretarias municipais.

O início da caminhada será às 6h30 do dia 6 de setembro, na Praça dos Imigrantes, onde os andarilhos poderão se confraternizar em um café da manhã oferecido pela Escola Família de Turismo de Anchieta (EFTUR), seguida da bênção do pároco de Anchieta, Padre Acrízio, e de apresentações de dança italiana e do Coral Municipal Viva Voz.

No primeiro dia, a caminhada fará paradas em Arerá, Emboacica e Simpatia, onde os participantes serão recebidos pelas comunidades locais com almoço típico oferecido pela Casa da Tapioca e apresentações de danças por alunos de escolas locais.

Na parada de Arerá haverá apresentação da Fanfarra Municipal, sob a regência do Maestro Adolfo Júnior. A Prefeitura de Anchieta disponibilizará um ônibus para levar os andarilhos de volta para a Sede após a caminhada no primeiro dia.

No segundo dia de caminhada, o ônibus da Prefeitura levará os andarilhos da Praça dos Imigrantes até Serra das Graças para reiniciarem as atividades, que terão início com um café da manhã preparado pela comunidade.

A primeira parada do dia será em Dois Irmãos de Pongal, onde serão recebidos com lanche e o Coral das Meninas de Dois Irmãos, com músicas tradicionais no repertório. Os moradores oferecerão o famoso suco de cupuaçu aos andarilhos.

A última parte da caminhada é o trajeto até Alto Pongal, onde os andarilhos serão acolhidos para os festejos da 9º Festa da Imigração Italiana, que tem a famosa Caretela Italiana como atração principal.

Na volta para a Sede, o ônibus da Prefeitura estará a postos para trazer os participantes. Haverá entrega de certificados para os andarilhos que concluírem todo o trajeto.

Inscrições. Para participar da Caminhada Passos dos Imigrantes é necessário efetuar a inscrição na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anchieta (STRAP), na Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (SETURCE) ou no site da Prefeitura. O custo é de R$10 e dará direito à camiseta e credencial do evento.

Deixe seu comentário