As obras da Escola Estadual Dr. Silva Melo em Guarapari (também conhecida como Polivalente) continuam paradas. No fim do ano passado, o deputado estadual Edson Magalhães se reuniu com o governador Paulo Hartung e disse que uma nova licitação da obra estava sendo realizada e seria concluída em dezembro de 2015. De acordo com o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), essa licitação ainda vai acontecer.

Alunos estudam em prédio adaptado. Foto: João Thomazelli/Portal 27
Alunos estudam em prédio adaptado. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Em 2011, os alunos da escola precisaram ser instalados em um novo prédio, no bairro Parque Areia Preta. Com a notícia de que a licitação seria concluída em breve, os alunos puderam comemorar, pois o deputado disse que tentaria antecipar o prazo de conclusão da obra para o início de 2017, e com isso os estudantes teriam a possibilidade de assistirem as aulas na nova escola já no início do ano letivo.

Segundo o Iopes, o orçamento para a finalização da obra já foi concluído. O investimento será de R$ 5,5 milhões e uma nova licitação ainda será realizada. “Até o momento, aproximadamente 60% dos trabalhos foram concluídos, onde foram investidos R$ 5 milhões”, informou o órgão, que também afirma que o prazo para a conclusão da obra, após sua retomada, é de 18 meses.

A empresa que havia sido selecionada para realizar a obra apresentou dificuldades financeiras e não conseguiu concluir o serviço, segundo o Iopes. Questionamos o órgão quanto ao período em que seria realizada a nova licitação, mas não tivemos retorno sobre o assunto.

polivalente
A obra estava prevista para ser concluída em 660 dias, mas já se arrasta por cerca de quatro anos. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Inicialmente, a obra estava prevista para ser concluída em 660 dias, mas já se arrasta por cerca de quatro anos (de acordo com o Iopes, a obra começou em 2012). Enquanto isso, os alunos frequentam as aulas em um prédio alugado pelo Estado (que foi construído originalmente para ser uma escola de natação), tendo que se contentar com o local, que foi adaptado.

O Portal 27 noticiou, ao longo do último ano, protestos realizados pelos alunos do Polivalente, que reclamavam das condições do prédio alugado pelo Estado e pediam a conclusão das obras da escola. Veja aqui, aqui e aqui.

Por telefone, a assessoria do deputado disse que as informações sobre a licitação, concedidas por Edson Magalhães no ano passado, foram passadas pelo Iopes.

Estrutura

De acordo com o Iopes, na nova escola, os alunos contarão com 16 salas de aula, sala de professores, biblioteca, dois laboratórios de informática, laboratório de química/biologia, laboratório de matemática/física, quadra poliesportiva coberta, cozinha, refeitório, pátio coberto e descoberto, sala de rádio/grêmio e auditório.