Talvez o nosso cultuado poetinha Vinicius de Morais, libriano como eu, hoje com sua experiência centenária e equilibrada, atualizasse sua célebre frase sobre a BELEZA e ousasse ainda mais dizendo: “Os INFELIZES que me perdoem, mas a FELICIDADE é fundamental!”.

Afinal o que é a Beleza? Longe de uma resposta uníssona e cativante estamos. Porém é este comportamento que define e justifica a resposta da ciência. Estudo publicado pela revista Currenty Biology com 35 mil voluntários conclui que a BELEZA ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VÊ. Segundo os pesquisadores são nossas experiências únicas e individuais que definem o nosso conceito de beleza.

A beleza é integralmente a mocinha ou a vilã de nossos relacionamentos e cotidiano. Aliás, sua influência é tanta que nos espelhamos em PADRÕES. O padrão Gisele Bündchen por exemplo é universal – Beleza estética, financeira e aparentemente familiar… um conto de fadas. Quantas Giseles você conhece? Aposto que conhecemos muitas. Você talvez ou a sua vizinha. Não? Ah, fala sério. Vai dizer que não passa ou já passou os mesmos cremes… ou usou as mesmas roupas, tudo para se olhar no espelho e ver a Gisele, o “Fenômeno da mídia”? O que não sabemos é que a verdadeira Gisele Bündchen nem filtro solar usa… primeiro porque ela discorda por não ser orgânico e segundo porque faz parte da micro fatia da população mundial que já nasceu com o bumbum da genética virado para a lua…. (rsrsr).

Que a beleza é cão de guarda na porta da felicidade, não tenho dúvidas. Então, para não ser mordido pelo pitbull que dita os padrões de nossas vidas, o caminho é o da aceitação. ACEITAR-SE É IRRADIAR A VERDADEIRA BELEZA! Quando nos aceitamos acontece uma revolução sem precedentes em nosso mundo – SOMOS AMADOS PELA NOSSA ESSÊNCIA.

A BELEZA genuína exala FELICIDADE. Foto: Marcelo Moryan
A BELEZA genuína exala FELICIDADE. Foto: Marcelo Moryan

Verão para muitos é sinônimo de paranoia. É um contrarrelógio, DIETA, ACADEMIA, DIETA, ACADEMIA… (ufa, já estou suando…rsrsr). Paranoia VÍRGULA. Não é assim que pensam estas garotas lindas que conheci na Praia de Setiba… Sandra, Alessandra, Celia, Rose, Bruna, Ilma e Elizandra. Para elas “SER BELO É SER FELIZ.  E a julgar pelo carinho com que fui recebido por elas e seu grupo de amigos, concluo como verdadeira a afirmação. Obrigado meninas. A vocês todas os meus aplausos (de pé).

A BELEZA do Sucesso - ORGULHO pela Profissão.  Foto/Celular: Marcelo Moryan
A BELEZA do Sucesso – ORGULHO pela Profissão. Foto/Celular: Marcelo Moryan

A beleza costuma ter um subproduto chamado SUCESSO. E nesse ponto ciência e poesia se encontram na voz de Caetano Veloso: “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”. Que o digam estas lindas garotas, Madalena, Rosicle, Vanusa e Liliane, GARIS com letras garrafais… G.A.R.I.S, pois têm orgulho e amor pela profissão, estão nem aí para as Giseles… pois sabem que o SUCESSO delas, além dos vastos sorrisos e educação que me encantam… é saber que sem elas todas as BELEZAS do meu dia a dia nesta linda CIDADE SAÚDE estariam perdidas….

Patrick Jane, o anti-herói do meu seriado preferido “The Mentalist” em um episódio da quinta temporada disse algo conclusivo sobre a beleza em sua versão de certo ou errado: “Existe o Legal ou Imoral (porque temos parâmetros, leis etc…), mas não existe o FEIO ou o BONITO” – ambos são relativos absolutos de cada um.

A BELEZA genuína exala FELICIDADE. É o único perfume que não tem um padrão ou receita.

NO FIM, ENTENDER O QUE SIGNIFICA “BELEZA” É APENAS O COMEÇO PARA ENTENDERMOS SOBRE RESPEITO. RESPEITO COM AS NOSSAS INDIVIDUALIDADES E LIMITAÇÕES. É DESTA FORMA QUE A FELICIDADE PODE SER UM EVENTO DURADOURO EM NOSSAS VIDAS!