Uma campanha de doação de sangue está movimentando o Facebook. A intenção é juntar um grande número de pessoas que possa fazer a doação em nome de Carlos Dias Medeiros, um adolescente de 15 anos que está com leucemia.

carlos dias medeirosOs médicos descobriram a doença há três semanas, e desde então Carlos está internado no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória. A mãe e a irmã do estudante revezam como acompanhante, já que o pai dele faleceu há menos de dois meses.

Jenifer Dias, irmã do adolescente, disse que ele está reagindo bem ao tratamento com quimioterapia. “Tem dias que ele passa mal, tem enjoos, o que é normal para quem passa por esse tipo de tratamento, mas está reagindo bem, graças a Deus”, explica.

Durante o tratamento, o paciente precisa de transfusões de sangue. Para conseguir doadores, uma amiga da família de Carlos criou um grupo na rede social para tentar mobilizar as pessoas a ajudarem o adolescente. Criado no dia 02 de outubro, o grupo já tem 650 membros.

O transplante de medula óssea seria uma última opção de tratamento, segundo Jenifer. Mas é importante ressaltar que as pessoas se disponibilizem a fazer o cadastro no banco de medula para tentar ajudar outras pessoas que possam estar necessitando do transplante.carlos dias medeiros

Quem puder doar, deve fazer a doação em nome de Carlos Dias Medeiros e dizer que ele está internado no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória. São necessárias essas duas informações para que a bolsa de sangue chegue até ele.

Apesar do jovem ter o tipo sanguíneo A+, todas as doações serão aproveitadas, pois é das plaquetas contidas nas bolsas de sangue que ele está precisando, e para isso não é necessário ser do mesmo tipo sanguíneo que ele.

Doação de sangue em Guarapari

Normalmente é necessário ir até o Hemoes, em Vitória, para doar sangue. Desta vez, isso não será um empecilho para quem puder ajudar o Carlos e também muitas outras pessoas que precisam de doações de sangue.

campanha doação de sangue guarapari
Foto: Divulgação

É que nesta quarta-feira (21), das 8 às 16h, acontecerá a 1ª Campanha de Doação de Sangue com Ação de Cidadania em Guarapari. A ação será realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Hemoes, na Praça do Radium Hotel, no Centro da cidade.

Durante todo o evento, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar diversos serviços e atendimentos de saúde, como testes rápidos de HIV 1 e 2, sífilis e hepatite, aferição de pressão arterial, atualização do cartão SUS, orientações nutricionais, além de realizar o cadastro para doação de medula óssea e de plaquetas. Haverá também diversas atividades culturais no local.

Saiba se você está apto a ser um doador e participe desta campanha. E, mesmo se você não puder doar, multiplique esta ideia.

Doar sangue salva vidas.

Deixe seu comentário