O governador do Estado Renato Casagrande (PSB) vem à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) nesta segunda-feira (10) para apresentar relatório sobre sua administração, prestar contas relativas ao exercício de 2013 e responder as indagações dos parlamentares. A sessão especial ocorre no plenário Dirceu Cardoso, às 15 horas, e terá transmissão ao vivo na TV Ales (canal 19.2 aberto e digital, canal 12 da NET e Veja ao vivo no link (WebTV).

De acordo o Regimento Interno da Ales, a sessão começa com a leitura do Pequeno Expediente. Posteriormente, o governador será conduzido por um grupo de deputados do Salão Nobre até a Mesa, sentando ao lado direito do presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM).

PrestacaoDeContasCasagrande_30042013_gov_media_T
governador vai restar contas relativas ao exercício de 2013 e responder as indagações dos parlamentares.

O governador fará uso da palavra por 30 minutos, sem apartes. Nela, costuma destacar resultados de programas, os projetos implantados e detalhar os investimentos realizados pelo Executivo. Após o encerramento da fala, começa a fase conhecida como sabatina.

Os deputados podem fazer até três perguntas, de forma direta e oral, durante três minutos, obedecida a ordem de inscrição em livro próprio. Casagrande terá cinco minutos para responder as indagações, com os parlamentares tendo direito a uma réplica de três minutos e o governador a uma tréplica pelo mesmo prazo. O Regimento determina que a sessão não ultrapasse cinco horas de duração.

PrestacaoDeContasCasagrande_30042013_plenario2_media_T
Os deputados podem fazer até três perguntas, de forma direta e oral, durante três minutos.

Constituição
Segundo a Constituição Estadual, o chefe do Executivo deve comparecer anualmente à Assembleia Legislativa para apresentar relatório sobre sua administração e responder os questionamentos dos deputados estaduais. Além disso, precisa prestar contas relativas ao exercício do ano anterior até o dia 30 de abril de cada ano.

Deixe seu comentário