A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag), em parceria com o Sebrae, Senar, Faes e sindicatos rurais, realizou nesta quinta-feira (14), no Guara Centro de Eventos, o Seminário da Agroindústria de Guarapari.

O evento contou com a presença de representantes de vários órgãos ligados ao meio rural. Foto: Prefeitura de Guarapari

O evento contou com aproximadamente 200 pessoas, entre elas, o vice prefeito Miguel Agrizzi, a secretária de Meio Ambiente e Agricultura Christina Barros, representantes da Câmara de Vereadores, secretários, subsecretário de Estado da Agricultura Marcus Magalhães, representantes do Sebrae, Senar, Idaf, Bandes, sindicatos, proprietários de agroindústrias, representantes do setor hoteleiro, bares e restaurante da cidade. “É um orgulho muito grande estar aqui vendo uma realidade implantada que eu acredito. Este é um exemplo de desenvolvimento da agricultura familiar, da agroindústria, da valorização do homem do campo e de sustentabilidade. A semente que estamos plantando hoje vai germinar e servir de exemplo para outros municípios de no Estado”, disse o subsecretário de Estado da Agricultura Marcus Magalhães.

A programação contou com mesa redonda, palestra, casos de sucesso, almoço de confraternização, exposição e degustação de aproximadamente 80 produtos das agroindústrias de pequeno porte de Guarapari. “Essa é uma grande oportunidade de apresentarmos nossos produtos, muita gente que não conhecia pôde experimentar e até comprar nossas mercadorias, levando para casa produtos de qualidade e inspecionados”, afirmou o produtor de linguiças e cortes de cordeiro, Sérgio Endlich.

Durante o evento foram entregues 52 certificados de cursos de capacitação ministrados pelo Senar e 23 agroindústrias receberam o Certificado do Registro no Serviço de Inspeção Municipal-SIM. “Com este Selo Sim, o consumidor tem a garantia de que o nosso produto é de qualidade, porque ele é feito dentro dos padrões. Isso traz mais confiança e a possibilidade de aumento de mercado”, afirmou a produtora de Mel, cana-de-açúcar e palmito em conserva, Giulia Zocca.

Cerca de 80 produtos foram expostos para degustação durante o Seminário. Fotos: Prefeitura de Guarapari

O seminário marcou o início do serviço de Inspeção Municipal (Sim) em todo o município, não podendo, a partir daí, vender nenhum produto de origem animal, produzido por agroindústria de pequeno porte, sem que o mesmo tenha o Selo Sim.

“Este é um momento de muita alegria, um momento marcante para nosso município. O evento só foi possível graças a dedicação de todos os envolvidos, ele mostra a dedicação das nossas agroindústrias em querer a melhoria dos seus produtos e isso traz desenvolvimento para o setor em Guarapari. Eles acreditaram em seus potenciais e hoje estão aqui apresentando os seus produtos, de ótima qualidade. Agora podemos dizer que isso já é uma realidade em nosso município e vamos crescer ainda mais”, finalizou a secretaria de Meio Ambiente e Agricultura Christina Barros.

 

*Com informações da Prefeitura de Guarapari