Ribero e Padua
JB Padrão
Banner TOP

Desta vez quem receberá a sétima arte serão os moradores de Ubu, em Anchieta. Neste sábado (19), às 19h, na praça do balneário serão exibidos dois filmes de curtas-metragens, além de música ao vivo e roda de conversas.

Documentário Dique-Quilombola. Foto: Divulgação

Com exibições mensais de curtas-metragens, o Atiára, que na língua indígena quer dizer “um fio de luz”, contará com várias apresentações nas sedes distritais do município e nos locais de maior povoação, visando contribuir para o resgate da autoestima, da motivação e da alegria em uma cidade que ainda sofre as consequências sociais e econômicas com a paralisação da Samarco Mineração.

“Posso dizer que o cineclube é uma oportunidade para criarmos espaços de discussão e por meio da arte cinematográfica tratarmos sobre diversos temas socioculturais, desde questões voltadas ao meio ambiente, agroturismo, cidadania e direitos humanos, estimulando sempre a transformação do meio em que vivemos”, explicou a coordenadora do projeto, Luziane de Souza.  

  Curtas que serão exibidos:

 Picolé, Pintinho e Pipa – 15 minutos – ficção

Cena do curta-metragem Picolé, Pintinho e Pipa . Foto: Divulgação

O carro do troca-troca está passando em sua rua: garrafa velha, bacia velha, panela velha, garrafão de vinho, o moço troca por Picolé, Pintinho e Pipa. Pedrinho, figura principal, cerca de 12 anos, Juquinha, seu irmão mais novo,e os amigos: Morcegão, Gargamel e Bebeco. Essas cinco crianças irão fazer de tudo para alcançar o carro do troca-troca antes que ele vá embora. O filme trata de temas como miséria, violência doméstica e alcoolismo.

– Dique-quilombola – 13 minutos – documentário 

Por meio de uma brincadeira, o filme destaca a conversa entre crianças capixabas, que têm raízes em comum, mas que pouco se conheciam até a realização do filme. De um lado, estão as crianças da comunidade quilombola São Cristóvão, localizada na região do Sapê do Norte. Do outro, estão meninos e meninas do morro São Benedito, em Vitória (ES). Os dois grupos desvelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.

*Com informações da Prefeitura de Anchieta

Camara Municipal de Guarapari – Participe
Ideally

Institucional MAllagutti
Banner Marcelo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here