Muita adrenalina, força e pesos variados, vão marcar o primeiro desafio de Crossfit, no próximo sábado, dia 9, em Cachoeiro de Itapemirim. Os amantes da nova prática esportiva prometem fazer belas apresentações para atrair novas pessoas a aderirem um programa de treinamento de força e condicionamento físico.
Há quem pense que somente os policiais e militares das forças armadas faziam exercícios pesados. Com a nova modalidade de treinamentos, é possível observar técnicas que fazem o atleta possuir mais resistência física e começar a pegar mais peso, agilidade e disposição para o dia a dia.
Para mostrar que tudo é possível, a equipe de CrossFit Cachoeiro vai promover o evento InterBox, que acontece na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro de Cachoeiro, às 10h, aberto ao público em geral. As equipes prometem reunir cerca de 50 atletas, incluindo a academia adversária do CrossFit Guarapari.
De acordo com a coach da modalidade, Alessandra Pereira, do Box de Cachoeiro, o torneio será entre as duas equipes que vão realizar algumas provas, divididas em três categorias, para testar o condicionamento físico deles. Todos os participantes irão ganhar medalha de participação e os primeiros lugares receberão brindes dos patrocinadores do evento.
“Aqui vamos para a segunda etapa, em que eles vão participar de algumas provas que testam o condicionamento físico. Os atletas serão divididos em três categorias. A Iniciante, Scale e a RX. Eles poderão competir em equipe ou individualmente. Estamos tentando trazer o cenário de competição, para que os participantes possam conhecer essa realidade aqui. Esperamos mais de 500 pessoas no dia”, disse Alessandra.
Modalidade é usada em treinamento da SWAT
O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico, gerando assim uma maior otimização de todas as capacidades físicas: resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
Essa modalidade é o principal programa de treinamento de força e condicionamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operações táticas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como os US Marines), por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo, assim como por mães, avós, crianças e até mesmo pessoas com necessidades especiais.