O clássico infantil “A Bela e a Fera” faz parte do imaginário de muitas crianças e, para poder realizar o sonho de viver essa história por algumas horas, a estudante Juliana Santos Nascimento, de 12 anos, está precisando de ajuda. A menina faz balé, e no dia 08 de dezembro, a academia vai apresentar o espetáculo “A Bela e a Fera” no Sesc de Guarapari.

O figurino da apresentação custa R$ 1.800. A mãe de Juliana, a agente de saúde Erica Pereira Santos, de 38 anos, explica que o valor do figurino é porque ele será composto de várias peças de roupas e que é preciso pagá-lo até o final de novembro. Porém, a família não tem condições de arcar com os custos porque sustenta os três filhos sozinha. “Quem cria ela e os irmãos sou eu sozinha. Sou agente de saúde, mas fiz uma cirurgia no joelho a pouco tempo e ainda estou de licença então está tudo muito difícil”.

Para realizar o sonho da filha Erica decidiu fazer um livro de ouro. “O sonho dela é ser bailarina e é uma menina muito aplicada. Todos os anos ela participa dos espetáculos só que este ano o valor ficou muito acima do que eu posso contribuir para ela dançar então fizemos um livro de ouro para arrecadar doações. Ela vai para a rua e fica o período de uma hora indo nos estabelecimentos para pedir ajuda. Meu filho mais velho fica de longe vigiando e ela é quem tem a iniciativa de ir conversar com as pessoas”.

Juliana recebeu certificado Grau II de Ballet Clássico no mês de julho.

Erica contou que a inspiração para fazer o livro de ouro surgiu em uma pesquisa na internet. “Vi a história do livro na internet. Uma moça, que também é bailarina, fez o livro porque queria dançar no teatro municipal então peguei a ideia dela”.

Ela relatou que antes de ter a ideia do livro chegou a explicar para a filha que não tinha condições de arcar com os custos de sua participação no espetáculo. “Eu já tinha conversado com ela no início que este ano não daria para ela participar. Ela entendeu o meu lado porque é muito compreensiva só que eu como mãe fiquei muito triste em não poder fazer com que ela participasse. Aí tive a iniciativa de fazer o livro”, disse a mãe.

A mãe explicou que no livro de ouro é possível contribuir com qualquer valor, mas quem ajudar com uma quantia a cima de R$ 20,00 vai concorrer a um par de ingressos para o espetáculo.

Juliana relatou que encontra dificuldades em conseguir ajuda. “Não fico com vergonha, mas quando vou para rua muita gente fala que não tem no momento e tem muita gente que duvida de mim”.

Além do livro de ouro, elas também vendem doces para arrecadar o dinheiro necessário para o figurino. “A gente está fazendo alfajor e pirulitos para vender. Eu confecciono e ela vende na escola e na academia”.

Apesar das dificuldades, a menina não desiste de realizar o seu grande sonho. “Sempre foi meu sonho ser bailarina. Amo muito balé e o que mais me atrai nesse espetáculo é que é um musical muito lindo e espero conseguir participar”, disse Juliana esperançosa.