A Câmara Municipal de Guarapari, realizou a devolução à Prefeitura Municipal no final do mês de dezembro, de quase 1 milhão e 300 mil reais que serão investidos, segundo os vereadores, na necessidade primordial de Guarapari, a Saúde. 

De acordo com a mesa diretora da Câmara, foram diversas ações implementadas que modernizaram e tornaram mais fácil o serviço prestado aos munícipes, como por exemplo o acesso às informações acerca do Poder Legislativo e da atuação dos Vereadores no Município de Guarapari.

Hoje é possível o cidadão encontrar disponíveis no portal da Câmara Municipal – www.cmg.es.gov.br, todas as informações referentes a contas públicas, salários, contratações, compras, licitações e tramitação legislativa.

Vereadores realizaram a devolução à Prefeitura Municipal no final do mês de dezembro, de quase 1 milhão e 300 mil reais que serão investidos, segundo a Câmara, na necessidade primordial de Guarapari, a Saúde.

Na parte administrativa, foram realizadas diversas adequações, no que tange a reestruturação e pessoal, corte de gastos, revisão e cortes com rigor de contratos, planejamento e muita cautela com os gastos da receita de duodécimo. Foi necessário realizar o corte de alguns cargos comissionados, gratificações e corte nas linhas dos celulares institucionais.

Foi necessário realizar alguns investimentos com responsabilidade para a melhoria do trabalho legislativo, não só dos gabinetes, mas também dos setores administrativos da Câmara. Foi realizada a aquisição de computadores e notebooks, melhorias na rede de dados e sistemas, incluindo mais serviços no portal da casa de leis, como por exemplo o contracheque eletrônico, uma facilidade para os servidores, investindo dessa forma em tecnologia que resulta na melhoria dos serviços prestados.

Esse processo de melhoria contínua, pleiteou também a criação da “Sala das Comunidades”, voltada ao atendimento e uso da população, que terá um canal aberto com o Poder Legislativo Municipal, para tanto, a sala está sendo contemplada com 06 computadores.

Reajuste. A valorização do servidor público da Câmara foi uma grande preocupação da Mesa Diretora que, além de promover seminários para capacitação e interação, concedeu um reajuste salarial de 4,57%, fruto de todas as ações austeras realizadas ao longo do ano, uma vez que os indicadores econômicos demonstraram os índices inflacionários que contribuíram para a perda do poder aquisitivo dos servidores.

Além de promover seminários para capacitação e interação, A Câmara concedeu um reajuste salarial de 4,57% aos servidores.

Economia. Apesar de todos os investimentos e melhorias, a Casa de Leis conseguiu fazer uma economia jamais vista antes no município. O montante de 1 milhão e 293 mil reais foi devolvido aos cofres públicos e em diálogo com o Prefeito Edson Magalhães, ficou acordado que o valor será destinado e investido essencialmente na área da Saúde.

De acordo com o Vice-Presidente Sandro Bigossi (PDT), “Priorizar a Saúde é o compromisso que todos os vereadores têm com a população de Guarapari, nada mais justo do que a municipalidade investir com esse recurso que foi fruto de uma grande economia realizada no ano de 2017”.

Para o Presidente da Câmara, a devolução dessa expressiva quantia é reflexo de um processo de gestão que vem se aprimorando ao longo desse ano. “A Mesa Diretora em conjunto com todos os Vereadores, vêm promovendo a mudança de sistemas internos e de eficiência para garantir economia sem perder a excelência dos serviços prestados pelo Legislativo aos cidadãos”, salientou Wendel Lima (PSD).

Para o Presidente da Câmara, a devolução dessa expressiva quantia é reflexo de um processo de gestão.

O vereador Wendel ressaltou que ainda foi possível quitar uma dívida previdenciária (INSS) de R$ 435.000,00 datada de 2012 com a Prefeitura e salientou que essa economia foi fruto do entendimento e da coesão de todos os Vereadores. “Com essa economia promovida, os quase 1,3 milhão de reais foram retornados aos cofres do Poder Executivo com um entendimento entre Prefeitura e Câmara por meio de um diálogo saudável. Esse aporte financeiro será aplicado em melhorias da saúde pública. Dessa forma, o Poder Legislativo está contribuindo de maneira incisiva com a Saúde da população”.

O Presidente finalizou deixando uma mensagem otimista para 2018. “Realizamos um trabalho intenso dentro daquilo que é obrigação do Presidente da Câmara, cuidando do patrimônio do legislativo e gerindo com responsabilidade o recurso público, que não é nosso, é do povo e tem que ser aplicado da forma correta e com eficácia. A gestão diariamente responsável feita na Câmara Municipal propiciou bons resultados ao longo desse ano. Agradeço aos meus pares pelo apoio incansável e confiança. Temos a certeza que 2018 será ainda melhor”, finaliza o Presidente Wendel Lima.

*Com informações da Câmara de Guarapari.