A Prefeitura de Anchieta publicou, na tarde de ontem (13) três novos decretos, tratando de novas medidas e prorrogação de outras no combate à Covid-19. Seguindo as orientações do Decreto Estadual nº 4626-R, foram prorrogadas na cidade a suspensão das aulas até o dia 30 de abril, atividades para os idosos e eventos de qualquer tipo.

“Estamos tomando várias medidas, realizando ações diariamente para impedir o avanço da doença em nosso município. Algumas medidas não são simpáticas, como o isolamento das praias, mas são essenciais para que possamos evitar que pessoas sejam contaminadas”, afirma o prefeito Fabricio Petri

Portas fechadas. Os estabelecimentos comerciais de Anchieta permanecem fechados e/ou restritos até o dia 22 de abril. A realização de velórios, celebração de cultos religiosos e acesso às praias também permanecem suspensos até a mesma data.

Atendimento ao público. Os documentos decretados também tratam do novo funcionamento dos órgãos administrativos da cidade, com atendimento restrito até o dia 22. Os setores da Secretaria de Saúde, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, limpeza pública, entre outros essenciais, irão funcionar normalmente. Alguns setores estão atendendo por telefone ou email e, se necessário, agendando o atendimento presencial.

Investimento. De acordo com um levantamento da Secretaria de Saúde, o município está investindo inicialmente cerca de R$ 500 mil com aquisição de equipamentos, materiais de proteção, testes rápidos, locação de respiradores e outros produtos para enfrentar a pandemia do Covid-19 no município.

Teste rápido. Foi determinado por meio dos novos decretos que todos os profissionais da saúde sejam submetidos ao teste rápido do Covid-19.  Também serão submetidos ao teste aos agentes comunitários de segurança; guarda vidas; fiscais de obras, posturas e transporte e servidores que atuam na Defesa Civil.

Para o prefeito Fabrício Petri, as medidas seguem orientações de órgãos sanitários e do governo Estadual, a fim de enfrentar o avanço do Covid-19. “Estamos tomando várias medidas, realizando ações diariamente para impedir o avanço da doença em nosso município. Algumas medidas não são simpáticas, como o isolamento das praias, mas são essenciais para que possamos evitar que pessoas sejam contaminadas”, disse.