Trabalhar em meio à pandemia do Coronavírus não é viável para a maioria dos profissionais. Isso inclui artistas, como músicos, que dependem dos eventos e das aglomerações para se sustentarem. Restrições em prevenção ao Covid-19, como o funcionamento de estabelecimentos comerciais, cancelaram todas as apresentações dos músicos em Guarapari. A campanha #EuApoioOMúsicoDeGuarapari foi desenvolvida para dar suporte aos artistas da cidade, principalmente os que estão em total necessidade financeira.

A musicista Fany Fernandes conta que, desde que foi decretado o isolamento social, todos os músicos de Guarapari tiveram seus shows cancelados.

Shows cancelados. A musicista Fany Fernandes conta que, desde que foi decretado o isolamento social, todos os músicos de Guarapari tiveram seus shows cancelados. “Quando isso aconteceu, de imediato bateu um desespero. Na minha família, nossa fonte de renda é 100% musical: vivemos e sobrevivemos da música.” A artista de Guarapari logo teve a ideia de abrir uma conta na vakinha online para contribuições. “Eu e minha equipe tivemos a ideia de fazer três vezes na semana, no meu Instagram, uma apresentação ao vivo. Criei uma Vakinha Online para que as pessoas contribuíssem conforme fossem assistindo às lives. Não é obrigatório, assim como não o é nas casas de shows.”

 

O irmão da musicista, Edler Fernandes, que também vive da música, conta que existem profissionais da primeira arte passam por muitas necessidades

Campanha. Fany pensou mais além, nos últimos dias, e decidiu desenvolver uma campanha para procurar assistência também aos colegas de profissão. “Não sou só eu que estou passando dificuldades. Conheço músicos de Guarapari que estão em total desespero financeiro, de faltar alimento mesmo.” O irmão da musicista, Edler Fernandes, que também vive da música, conta que existem profissionais da primeira arte passam por outras necessidades: “Conhecemos músicos que pagam pensão, e que correm risco judicial. Continuam trabalhando, mas ainda passam dificuldades.”

Pensando nesses profissionais que são submetidos a esse impedimento, Fany mudou de ideia. “Criei a hashtag #EuApoioOMúsicoDeGuarapari, corri na página da Vakinha Online e mudei de Couvert Virtual Fany Fernandes para Couvert Virtual ‘EuApoioOMúsicoDeGuarapari’. Criei um grupo no WhatsApp e coloquei lá todos os músicos de Guarapari que pude. Coloquei todos como administradores para que pudessem adicionar mais músicos.”

Ajuda. Considerando os colegas de profissão que estão sob complicações financeiras, Fany busca ajuda para auxiliá-los no que for possível. “Estou correndo atrás de cestas básicas e procurando materiais de higiene, o que for necessário pra conseguir uma ajuda a mais. O comércio vai voltar, tenho fé nisso. Mas quando essa situação voltar ao normal, seremos os últimos a voltar a trabalhar. Isso é muito triste. Contamos com qualquer ajuda, mesmo que a situação esteja difícil para todos.”

Participam dessa iniciativa os músicos de Guarapari:

  • Fany Fernandes
  • Edler Fernandes
  • Larissa Andrade
  • Robert Batera
  • Fabrício e Davi
  • Thales e Fernando
  • Ricardo Gomes
  • Cryslan
  • Adilio Diniz
  • Filipe e Oscar

E mais.

Se você deseja contribuir com a causa, este é o link da Vakinha Online. Caso você seja um músico de Guarapari que precise de ajuda, você pode entrar no grupo do WhatsApp aqui.