A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Guarapari, localizada na Rua Santo Antônio, 241, em Muquiçaba, agora conta com um espaço destinado exclusivamente aos filhos de vítimas de violência. O ambiente foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (26) e dispõe de brinquedos, livros e outros objetos.

Foto: Gessika Avila/Portal 27
Foto: Gessika Avila/Portal 27

O objetivo é adequar os serviços prestados às mulheres que são vítimas de violência. O espaço é uma forma de evitar que as crianças absorvam as histórias contadas no momento em que as mães estão fazendo a denúncia. No local, elas podem interagir e se distrair com os objetos disponíveis.

“A finalidade é dar acolhimento, um tratamento mais humanizado para essas pessoas que vem procurar um tipo de ajuda. Enquanto as mães vêm procurar ajuda, as crianças têm um local adequado para ficar. O que se prima, hoje, é trazer a dignidade das vítimas”, explica a delegada Francine Bergamini, titular da DEAM de Guarapari.

Os brinquedos e demais itens para utilização no local foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Esta é uma das ações que fazem parte da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, que busca conscientizar a população capixaba e garantir mais atenção ao enfrentamento à violência, ampliando a visibilidade e o debate sobre este tema.