Após a publicação da matéria que refletiu os dados do jornal A Gazeta, sobre o grande desemprego em Guarapari (Reveja Aqui), o Portal 27 vai fazer uma série de reportagens sobre o assunto. Procuramos o deputado estadual Carlos Von (Avante), para que ele comentasse a situação e dissesse o que tem feito, ou o que vai fazer para combater essa situação.  

De acordo com o deputado, primeiramente um dos problemas é político. “São quase 20 anos de um mesmo grupo político administrando nosso município e o resultado é esse: uma cidade agonizando com a maior taxa de desemprego do ES”, afirmou.

“uma cidade agonizando com a maior taxa de desemprego do ES”, afirmou o deputado.

Diversificação. Ele propõe mais investimentos e diversificação da economia. “A pesca, a agricultura, a construção civil e o turismo são nossas principais vocações econômicas e precisam de mais incentivos para se desenvolverem. Dessas, sem dúvida, o turismo é nossa principal indústria e tem ainda enorme potencial de crescimento, principalmente no segmento “turismo saúde”. Nossas areias monazíticas são nosso principal tesouro pois são capazes de prevenir o câncer de mama e curar diversas doenças reumáticas. Mas infelizmente nada é feito para divulgar isso. Temos um comércio que padece com as altas taxas cobradas pela prefeitura além de sistema altamente burocrático. É necessário reduzir impostos e desburocratizar”, comenta o deputado.  

Polo. O deputado também comentou a situação do polo industrial. “Na gestão do prefeito Orly, foi desapropriada uma área ao custo de R$ 5 milhões para ser construído um polo empresarial e industrial, mas o atual prefeito simplesmente abandonou o projeto por picuinhas políticas. É necessário retomar esse projeto”, disse.

Samarco. Ele também disse que é necessária a volta da maior empresa da região. “Soma-se tudo isso a paralisação da Samarco que sempre foi a principal empregadora do nosso município. É necessário o governo do Estado trabalhar duro pela volta da Samarco. E o pior de tudo é ver essa perseguição aos trabalhadores ambulantes que trabalham duro, debaixo de um sol de 40 graus, pagando taxas altíssimas. E o mais grave, a prefeitura não parece estar preocupada pois nem o SINE conseguem abrir em nosso município”, falou.

Ales. Carlos Von, disse que tem buscado fazer o possível sobre a questão do emprego na assembleia (Ales). “Infelizmente, o deputado estadual tem poucas ferramentas para poder ajudar nessa questão do emprego, mas eu tenho feito minha parte cobrando o governo do Estado uma resposta rápida a esses problemas que estamos enfrentando. Também, através da comissão de turismo da Ales, tenho trabalhado intensamente para divulgar e fortalecer nosso turismo”, finalizou.

Deixe seu comentário

Comments are closed.