Quem passa de bicicleta pela Rodovia ES 060, no trecho que liga Guarapari a Anchieta, relata o perigo enfrentado diariamente. É que a faixa multiuso, de uso dos ciclistas e pedestres, começou a ser destruída pela força do mar nas últimas semanas.

O local recebeu sinalização, e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) afirma que vai realizar obras que possam recuperar o trecho da erosão. “Os técnicos do órgão estão monitorando o local constantemente. O trecho está sinalizado e não há riscos ao tráfego de veículos na região. Está sendo estudada a melhor forma para recuperar o trecho atingido pela erosão provocada pelo avanço da maré”, esclarece o órgão.

Acostamento está sendo destruído pela erosão próximo a localidade de Porto Grande em Guarapari. Foto: Roberta Bourguignon.

O universitário Ian Mascarenhas de Moraes, 19 anos, que pedala pela localidade todos os dias, conta que dividir espaço com os carros está cada vez mais arriscado. “Como só tem uma ciclovia, usamos mão e contramão em apenas um lado. Agora, com a erosão, passamos a dividir espaço com os carros. Enquanto o dia está claro, mesmo sinalizado, fica perigoso. À noite é melhor nem usar o local. É um risco de vida”, declara o jovem.

Segundo Ian, os carros passam em velocidade alta, o que multiplica o problema. “Já passei por apertos por falta de respeito dos carros. Aqui, por ser uma reta, eles não respeitam os limites de velocidade e acham que não temos vez. Os carros não estão vendo as nossas dificuldades”, completa.

Morador da região há anos, o universitário relata que o trecho passou por melhorias recentemente. “Há um tempo crateras como essa se abriram, e consertaram. Esperamos novos reparos por parte dos órgãos competentes. Isso não pode ficar assim. É preciso realizar reparos o mais rápido possível, para que acidentes não ocorram”, finaliza.

Obras em 2016. O trecho atingido pelo mar estava em obras até o final de 2016. As obras realizadas na ES-060 incluíram alargamento de pista, o conserto dos canteiros centrais e a implantação de meios-fios, repavimentação em toda pista, além de ciclofaixas e novos trevos.