Guarapari despediu-se hoje (17) de um verdadeiro ícone espiritual e cultural de nossa cidade. Dona Maria José Coutinho, representante da doutrina umbandista de Guarapari e uma das mulheres mais fortes e guerreiras que o município já viu, faleceu ontem (16). Viveu pela fé e pela família, sendo mãe de seus parentes e de seus filhos espirituais.

Aos 96 anos, ela mostrava sua alegria de viver e sua sabedoria para aqueles que tinham a oportunidade e o privilégio de compartilhar do seu dia a dia. Seu centro Caboclo Pena Verde, localizado no bairro Ipiranga, está lá há mais de 50 anos e é uma referência em todo Estado.

Dona Maria José Coutinho, representante da doutrina umbandista de Guarapari e uma das mulheres mais fortes e guerreiras que o município já viu, faleceu ontem (16).

Além dos moradores de Guarapari que frequentavam, muitas pessoas de várias cidades conheciam e iam visitar, sendo sempre bem recebidos por todos. Seja em dia de sessões ou em dia de festas, que marcaram época e estão na memória de muitos que por ali passaram.

Aqueles que não tinham preconceitos, que queriam conhecer, entender ou buscar sua raiz espiritual, tinham ali um local de amor e carinho, de paz e amor. Dona Maria será para sempre lembrada como uma referência em nossa sociedade, pois dela nada se pode falar além de que defendeu a sua fé com muito amor e trabalho.

Dona Maria dedicou sua vida a ensinar o amor através de sua doutrina e de sua força. Descanse em paz Dona Maria. Que MARIA, ou IEMANJÁ, como explica a Umbanda, possa abrir seus caminhos na sua passagem e que JESUS te receba de braços abertos e com todo o amor, como a senhora merece.