Quem está aguardando uma oportunidade para adquirir certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio deve ficar atento nos próximos dias. Entre 20 e 31 de maio estarão abertas as inscrições para a edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O Encceja 2019 não somente certifica jovens que não concluíram seus estudos na idade regular, mas também habilita-os para ingresso nas instituições de ensino superior, seja pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) ou pelos processos seletivos próprios.

Quem faltou às provas para as quais se inscreveu em 2018 e quiser fazer o Encceja em 2019 deverá selecionar o motivo da ausência no processo de inscrição. Os detalhes estão disponíveis no edital anexo ao fim dessa matéria. As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em 25 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio.

A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

Certificado X Declaração Parcial de Proficiência – Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Estudos – O Inep disponibiliza Materiais de Estudo para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os Cadernos de Questões de todas as áreas do conhecimento, do Encceja 2017, também estão disponíveis no Portal do Inep, juntamente com os gabaritos. Consultá-los é uma ótima maneira de se preparar para o Exame, pois permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas. O Encceja tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.

Inscrições – As inscrições serão realizadas no site do Inep, no período de 20 a 31 de maio de 2019. Demais informações estão no edital abaixo. 

Edital Encceja

Deixe seu comentário