As gestantes de Itapemirim já começaram a receber os kits bebês deste ano, como aconteceu nos anos anteriores. Os kits já estão disponíveis nas unidades de saúde e são destinados para as futuras mamães que realizarem, pelo menos, sete consultas de pré-natal na rede pública de saúde do município. O objetivo é incentivar um pré-natal de qualidade e evitar a mortalidade infantil. Além dos kits, as gestantes contam com consultas ginecológicas específicas para quem possui gravidez de risco, inclusive com exames específicos.

kit bebê itapemirim
Os kits já estão disponíveis nas unidades de saúde.

Ao todo, 23 itens compõem o kit, que é entregue tão logo a gestante complete a sétima consulta de pré-natal. Além destas, as mamães que ganharam bebê em até três meses também podem receber o kit, bastando, para isso, procurar a unidade de saúde onde foram realizadas as consultas. Crianças acima de três meses de idade não recebem o kit porque muitos itens já não servem mais para elas.

“O programa de entrega dos kits bebês foi criado para incentivar o pré-natal e, assim, garantir que os bebês nasçam com saúde e segurança. Além disso, como a criança necessita de muitos cuidados nos primeiros dias de vida, o município quer ajudar neste momento tão especial”, afirma o prefeito, Dr. Luciano de Paiva.

“Isso traz muita satisfação profissional para toda a equipe da Secretaria pois, além de contar com a presença das mamães nos consultórios, sabemos que as crianças serão bem assistidas quando nascerem”, comenta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Cada kit bebê conta com carrinho, banheira, cortinado, lençol, saboneteira e sabonete, pente, escova, pomada para assadura, cobertor, manta, cueiro, body, pimpão, travesseiro, fralda de pano, luva, touca, meia, calça comprida, toalha com capuz, talco e shampoo.