Neste sábado (12) acontece o dia “D” vacinação contra a gripe, em Guarapari. Ao todo serão 18 pontos de imunização na cidade com atendimento das 8h às 15h.

Guarapari deve receber 31 mil doses da vacina ao longo da campanha e a meta é vacinar 90% do grupo prioritário.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já é possível em 10 postos e no Centro Municipal de Saúde. A cidade receberá 31 mil doses da vacina ao longo da campanha, que se estende até o dia 1º de junho. Até o momento aproximadamente 7 mil pessoas foram vacinadas e a meta é de que 90% do grupo prioritário seja imunizado no município.

Conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) o grupo prioritário da campanha são pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses aos menores de cinco anos; trabalhadores de saúde, que devem apresentar documento do conselho; professores das redes pública e privada, que apresentem comprovante da escola; povos indígenas; gestantes; mulheres com até 45 dias do parto;  pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Quem não pode ser vacinado. Todas as pessoas com mais de 6 meses de idade podem tomar a vacina da gripe. Quem não pode tomar são os indivíduos alérgicos à proteína do ovo, que é usada na fabricação da vacina. Pessoas que tiveram reações adversas a doses anteriores da vacina da gripe ou são alérgicas a algum dos seus componentes, devem consultar um médico para avaliar o risco benefício de se vacinar.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

 

Locais de vacinação Postos Fixos

Unidade de Saúde “Mário Sérgio Pereira”;

Unidade de Saúde “Terezinha Santos”;

Unidade de Saúde “Maria Madalena Astori Gobbi”;

Unidade de Saúde “Dr Roberto Calmon”;

Centro Municipal de Saúde;

Unidade de Saúde “Jader Avelar”;

Unidade de Saúde “Pedro Machado”;

Unidade de Saúde “Luiz Buback”;

Unidade de Saúde “Normilia Cunha”;

Unidade de Saúde de Santa Mônica;

Unidade de Saúde de Setiba;

Além dessas, no Dia D terá atendimento também em:

Recanto da sereia

Village do sol

Igreja Católica de Santa Rosa

Unidade de Saúde Camurugi

Unidade de Saúde Amarelos Samambaia

Unidade de Saúde de Meaípe

Unidade de Saúde de Samambaia

Deixe seu comentário