A partir de hoje você vai saber um pouco mais sobre as quatro escolas de samba que vão desfilar no carnaval de Guarapari. Até a próxima semana nós faremos uma rápida apresentação de cada escola e contaremos um pouco de suas histórias.
Hoje vamos falar da Imperatriz do Samba. A imperatriz é a caçula das quatro escolas de samba de Guarapari. Fundada em 2008, apenas em 2012 a escola fez a sua estreia na passarela.

“A nossa maior responsabilidade é com a preservação da cultura do samba. Quando você ensina para uma criança a história do samba e o que ele representa, você garante pelo menos mais 50 anos de cultura viva”, explica Simão Pedro, carnavalesco da escola e um dos fundadores.
Neste ano a Imperatriz vem para a avenida com 374 componentes, divididos em 16 alas. A bateria tem 40 pessoas. A Imperatriz vai apresentar ainda um carro alegórico e três tripés – carros menores apenas com decoração, sem destaques.

No samba enredo, a escola vai homenagear o bailarino e carnavalesco capixaba Paulo Balbino. Natural de rio Novo do Sul, Balbino é um dos mais importantes carnavalescos do Estado.
Simão Pedro promete muitas surpresas e luxo para este ano. “Nós começamos a trabalhar o nosso carnaval em maio. Só para se ter uma ideia, a roupa da rainha da bateria custou R$ 5 mil”, explicou o carnavalesco.

Simão disse ainda que o público pode esperar muito efeito especial nas fantasias, mas não quis adiantar que efeitos são estes para não estragar a surpresa.
A bateria da Imperatriz do Samba ensaia todas as terças e quintas na sede social do Projeto Salvamar, em Perocão. A entrada é livre.