O ensino de Química sempre apresentou desafios, especialmente quando se trata de conceitos complexos como o balanceamento de equações. No entanto, um professor da disciplina da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Guarapari tem encontrado uma nova abordagem para enfrentar esse desafio com a ajuda dos recentes avanços tecnológicos,

O professor João Vitor de Assis destaca que com o surgimento de novas ferramentas como, por exemplo, o simulador PhET Colorado, torna-se possível desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de maneira mais acessível e envolvente. “A utilização do simulador tem se revelado uma estratégia pedagógica eficaz para explorar e compreender o balanceamento de equações de forma mais dinâmica e interativa”, contou o docente.

Estudantes de Guarapari usam simulador virtual para aprender Química.

Interação. Por meio do simulador, os estudantes têm a oportunidade de explorar as reações químicas de forma imersiva em um ambiente virtual interativo. Deste modo, permitindo a resolução de problemas, não apenas aplicando os conceitos aprendidos, mas também desenvolvendo habilidades interdisciplinares.

“Manipulando moléculas por meio da plataforma, os alunos experimentam diretamente as mudanças que ocorrem durante o processo de balanceamento de equações químicas. Esta abordagem proporciona uma experiência de aprendizado interativa e visualmente estimulante, capacitando os alunos a desenvolverem suas habilidades de resolução de problemas e compreensão conceitual”, explicou o professor.

Após a primeira experiência com a ferramenta, a estudante Nicaely Bubach Maioli destacou ter percebido que a confiança dos colegas com a disciplina aumentou, bem como a compreensão dos conceitos. “A dinâmica na aula foi bem divertida e satisfatória, pois consegui compreender a matéria mesmo se tratando de um conteúdo novo. Percebi que alguns colegas de sala que têm bastante dificuldade conseguiram entender este novo assunto”, disse a jovem.