O Hospital Menino Jesus, de Itapemirim, aderiu à campanha do Outubro Rosa, que visa conscientizar e oferecer atendimento exclusivo às mulheres em todo o mundo. Para marcar o período, o hospital recebeu enfeites para lembrar a importância da prevenção de doenças como os cânceres de mama e de colo uterino. Além disso, serão realizadas campanhas de conscientização e prevenção de doenças.

Foto: Prefeitura de Itapemirim
Foto: Prefeitura de Itapemirim

No dia 23, às 14h, no auditório do hospital, será ministrada palestra com o tema “Quem se toca previne”, com o Dr. Geovani. O tema foi escolhido para lembrar às mulheres da importância do autoexame das mamas no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Já no dia 31, as moradoras das localidades de Garrafão, Luanda, Frade e Graúna poderão realizar mamografia no próprio hospital, em um grande mutirão. A marcação será realizada no local e as comunidades foram escolhidas tendo como referência a grande procura por este atendimento pelas moradoras.

“A adesão do nosso hospital vai possibilitar que dezenas de mulheres realizem a mamografia sem precisar sair do município, pois antes era necessário encaminhá-las para municípios vizinhos, por não possuirmos mamógrafo. Essa realidade já mudou e, apenas no mês de setembro, o hospital realizou 116 exames de mamografia, possibilitando atendimento digno, eficaz e confortável para as nossas mulheres”, informa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“As campanhas de conscientização do Outubro Rosa têm surtido grande efeito na população. A intenção é a de lembrar às mulheres de Itapemirim que a prevenção é a melhor arma contra essas doenças e isso tem funcionado”, diz o prefeito de Itapemirim, Dr. Luciano de Paiva.