Na manhã de ontem (09), foi firmado em cerimônia realizada no campus Piúma, do IFES,termo de Cooperação Técnica através do Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho com a Diretoria de Portos e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Piúma.

DSC_0225
Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Zahluth Barbalho. Foto: Leonam Alpoim/Prefeitura de Piúma.

O Termo habilita o Instituto Federal do Espírito Santo a realizar cursos na área pesqueira.O evento de assinatura do acordo contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Zahluth Barbalho; do diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros; do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; da diretora-geral do campus, Claudia da Silva Ferreira; além do prefeito Municipal, Samuel Zuqui; secretários; vereadores; autoridades locais; representante da Colônia de Pesca além de autoridades de outros municípios.

DSC_0208
O Termo habilita o Instituto Federal do Espírito Santo a realizar cursos na área pesqueira. Leonam Alpoim/Prefeitura de Piúma.

“O nosso esforço e a nossa determinação é fazermos enxergar ao Brasil que a oportunidade da Pesca e Aquicultura, que movimenta 600 bilhões de reais por ano, e é sete vezes maior que a bovinocultura e nove vezes maior que a avicultura precisa e deve ser consolidada como um objeto de desenvolvimento de oferta de emprego e de renda. Vocês estão à frente no momento que estão se capacitando e se qualificando”, disse o ministro em seu discurso.

O objetivo é regularizar a situação de pescadores profissionais perante a autoridade marítima e a ideia é que, aos poucos, o campus consiga atender aos profissionais do segmento pesqueiro em todo o Estado. No decorrer da cerimônia, houve a apresentação do recital preparado pelos alunos do IFES em homenagem aos pescadores, e na oportunidade, o ministro fez a entrega dos diplomas aos alunos do curso de Processamento do Pescado – Ensino Médio Concomitante e em seguida, a assinatura oficial do termo de cooperação.

Deixe seu comentário