Há muito tempo que o trânsito de Guarapari vem mostrando pontos de estrangulamento que são difíceis de desfazer, principalmente pela falta de rotas alternativas para se chegar ao Centro da cidade ou para seguir para a Enseada do Sol (Região Norte).

Mas há algumas semanas o problema tem se agravado e quem precisa cruzar o Bairro Aeroporto ou Muquiçaba em horário de pico tem que se armar com bastante paciência, pois o trajeto de pouco mais de três quilômetros pode durar uma média de 45 minutos até uma hora.

Para quem segue de Muquiçaba para o Centro, paciência é a melhor opção.

A reportagem do Portal 27 fez um teste prático e seguiu do bairro Aeroporto até o trevo da ponte do Centro da cidade. O teste começou às 17 horas, quando o trânsito começa a complicar. Foram gastos 47 minutos para percorrer apenas três quilômetros e o que pode-se constatar foram motoristas impacientes, outros imprudentes e nenhuma alternativa para fugir dos semáforos. O que resta ao motorista ou passageiro de ônibus é se resignar e esperar.

A bióloga Márcia  Fonseca, assim como vários moradores da cidade,  tem que fazer o trajeto Praia do Morro Centro pelo menos uma vez por dia e reclama da demora em se fazer um percurso tão curto em tanto tempo.

“É muito estressante, perdemos tempo, gastamos mais combustível, aumentamos a poluição e não tem como desviar. E não está nem no verão”, desabafa.

Procuramos os responsáveis pelos semáforos do trecho em questão, que é o Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES) e a prefeitura de Guarapari que é a responsável pelo ordenamento do trânsito no perímetro urbano.

O DER-ES em resposta aos nossos questionamentos respondeu o seguinte:

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que está em contato permanente com o setor responsável pelo trânsito de Guarapari para avaliação das solicitações a respeito dos semáforos de responsabilidade do DER. Por isso, as demandas são atendidas conforme as necessidades solicitadas pelo município”.

Já a Prefeitura de Guarapari disse o seguinte:

“A alteração do tempo (dos semáforos) foi realizada pelo DER, porém, o município já solicitou visita da equipe responsável para realizar ajustes junto com a chefia de trânsito do município”.

Deixe seu comentário

Comments are closed.