A partir do dia 1º de Dezembro, será proibido estacionar do lado esquerdo das principais avenidas da Praia do Morro, em Guarapari, e motos e carros terão duas faixas para trafegar. As mudanças começaram durante esta quarta-feira, com as demarcações horizontais na Avenida Beira Mar.

trânsito na praia do morro
Haverá estacionamento apenas do lado direito da via. E as avenidas serão de duas faixas. Fotos: Roberta Bourguignon

O prefeito acredita que a mudança irá acarretar em uma melhora no trânsito, que fica caótico durante a alta temporada: “Estas medidas irão melhorar o fluxo de carros na região e já são ações preventivas para o período de alta temporada”, disse Orly Gomes.

No entanto, a ação causou polêmica entre comerciantes e moradores. “Não acho que o trânsito seja tão problemático na Praia do Morro, a ponto de colocar duas faixas para os motoristas trafegarem. Desse jeito, não teremos vagas para os motoristas estacionarem”, comentou a moradora Isabel Souza.

transito modificado na praia do morro
As regras começam a valer em dezembro.

Para a comerciante a medida pode até afastar os motoristas que não gostam de estacionar longe. “Durante o verão, os turistas sempre reclamam da falta de vaga e acabam estacionando na terceira ou quarta rua, e agora vão ter que deixar os carros lá no Aeroporto neh?”, indagou a comerciante Maria Aaragão.

Já a associação de moradores do bairro, aprovou a iniciativa, mas também teme a falta de vagas para estacionar. “Acho que é bom para o fluxo dos carros e vai dar mais fluidez ao trânsito, mas vai faltar lugar para estacionar durante o verão”, disse a presidente da associação, Fátima Fonseca.

As mudanças acontecerão nas Avenidas Beira-Mar, Oceânica e Praiana, onde os motoristas só poderão estacionar do lado esquerdo (de acordo com a mão da via).