Sancionada em 1º de outubro de 2018 pelo prefeito Edson Magalhães, a nova Lei Municipal institui a obrigatoriedade da instalação de guarda volumes nas agências bancárias localizadas no município de Guarapari.

Bancos como Caixa Econômica Federal já possuem os armários. Foto: Internet

De acordo com a Lei, as agências localizadas no município devem instalar armários nos quais os clientes possam guardar seus pertences antes de passar pela porta de controle e acesso com detector de metais. Um cartaz fixado na entrada de cada agência bancária deverá informar sobre a disponibilização das chaves para que os clientes utilizem os armários.

Para o autor da Lei, o vereador Dito Xaréu, o projeto se fez necessário, uma vez que muitas pessoas, principalmente mulheres, são constrangidas ao serem barradas na porta giratória. 

“Principalmente as mulheres, passaram por constrangimentos na porta giratória. Muita das vezes até mesmo a bolsa é de metal ou algum tipo de material que identifica na porta giratória e acaba travando. As mulheres precisam abrir a bolsa, tirar tudo, para conseguir entrar. Com a nova Lei, todos poderão guardar as bolsas e entrar no banco apenas com o cartão e os documentos necessários”, explica o vereador. 

Para a empresária Enian Guedes, a lei é interessante e vai facilitar a entrada nos bancos. “Acho que a lei e facilitará bastante. Eu por exemplo quando tenho que ir ao banco levo o mínimo de coisas possíveis na bolsa pra evitar constrangimentos na porta. Será que pelo fluxo grande de pessoas vão fazer armários para todos os clientes?”, disse ela. 

Os bancos terão um prazo de 90 dias para se adequarem à lei, após esse prazo, as agências que não cumprirem a exigência estarão sujeitas a multa diária no valor de R$1000,00, de acordo com o IRMG – Índice de referência do município de Guarapar

Deixe seu comentário

Comments are closed.