Nesta segunda-feira (10) os servidores públicos elegeram a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores de Guarapari (Sintrag). O grupo Formiguinhas, chapa 2, venceu a eleição por 297 votos contra 93 da chapa 1.

O operador de veículos, Thiago Magno será o novo presidente do Sintrag. Ele atribuiu a vitória expressiva ao trabalho que vinha sendo realizado pelo grupo ao longo do ano e relatou que através de reuniões e sugestões foi criada uma cartilha com novas propostas que foram apresentadas aos servidores. “Quando fiz uma cartilha e apresentei as propostas através do grupo de whatsapp, que chegou a ter mais de 500 servidores, e consegui passar essa proposta para os servidores o resultado foi dado na urna. Foi a transparência, o conjunto de trabalho e o projeto de honrar os compromissos que a gente colocou na ata e na cartilha. Demos a palavra e vamos seguir até final. O servidor comprou a briga porque cansou de ser enganado e da obscuridade da atual gestão”.
“A ideologia Formiguinhas foi formada em uma alusão a um formigueiro, que só é forte porque está unido. A primeira proposta é colocar na cabeça do servidor que a unidade sindical independente de qualquer categoria que vai ter a força. Nossas lutas e reivindicações, nossos direitos só vão ser conquistados dessa forma. Não adianta troca a presidência do Sintrag, o que vai fazer a diferença é o servidor entender que ele é importante nesse processo de renovação, que ele precisa estar atento, lutando junto e estar efetivo com a gente para que nós possamos colher os frutos que estamos desejando e lutando tanto tempo para isso”, disse o novo presidente do Sintrag.
Thiago reafirmou que pretende acabar com a reeleição no sindicato. “A renovação, durante o meu mandado, vai ser aplicada continuamente. Nós só temos que decidir entre a diretoria e levar para a assembleia para ser votado no novo estatuto do Sintrag a questão de como vamos modificar a não aprovação da reeleição. Se vai ser só presidente, primeiro e segundo secretário, ou se vai ser a chapa inteira que não vai ser passiva mais de ser reeleita. Agora uma coisa é certa, na minha gestão o presidente não vai mais poder concorrer à reeleição. Isso eu prometo e é uma coisa que eu quero cumprir”.

Ele também relatou que vai criar um site para que os servidores possam ter acesso aos gastos do sindicato. “A questão da transparência é que o servidor vai saber o quanto ele gasta, o quanto arrecada, o quanto contribui e o que tem de patrimônio. Para isso vou criar um site e qualquer servidor, sendo filiado ou não, vai poder entrar no site e clicar em transparência e encontrar a cada três meses a prestação de contas detalhada. O servidor vai ter a certeza da transparência dentro do sindicato a partir da minha gestão”.
O novo presidente do Sintrag explicou que ainda não sabe quando vai assumir o cargo porque primeiro a comissão eleitoral precisa finalizar a ata da eleição e registrá-la em cartório, isso deve acontecer amanhã às nove horas e só depois a data é definida. Mas ele afirmou que a partir do momento que assumir os servidores serão bem representados.
“Costumo dizer que a pessoa pobre e que não é de família tradicional só tem duas coisas a dignidade e a palavra. Quando dei minha palavra aos servidores de estar defendendo a ideologia Formiguinhas contra quem quer seja tenho que fazer isso para continuar sendo uma pessoa querida porque se eu perco minha palavra e minha dignidade fazendo falcatruas, eu apenas sou mais um na sociedade que não tem qualquer valor. O servidor pode confiar na palavra que dei durante todo o processo eleitoral porque ele vai ser representado e ter seus direitos defendidos da melhor maneira possível. O sindicato está ali para dar ao servidor a ampla defesa, para isso fui eleito e isso vai ser cumprido”.
DESCULPAS: Thiago também fez questão de se desculpar pela forma com que a reportagem do Portal 27 foi tratada durante a cobertura da eleição. “Gostaria de pedir desculpas publicamente a Rafaela, jornalista do Portal 27, e também ao Portal porque se de alguma forma ela foi destratada ontem pela comissão ou por qualquer membro de ambas as chapas, isso não é tolerável. A gente sabe da importância dos meios de comunicação em qualquer setor da sociedade, isso traz a confiança e dá isonomia e idoneidade. Eu também quero agradecer ao Portal 27 pela cobertura de ontem e também pedir mais uma vez desculpas a Rafaela por qualquer constrangimento que tenha passado, principalmente, se foi por qualquer membro dos Formiguinhas porque eu como presidente da chapa vim pedir desculpas pessoalmente e agradecer pelo seu trabalho”.
Comments are closed.