Moradores de Anchieta entraram em contato com o Portal 27 para informar sobre a obra de reabilitação da Rodovia ES 060, no trecho que liga Anchieta ao município de Piúma, e que está sendo feita às margens de um manguezal. Eles estão preocupados com a situação do mangue, que pode ser afetado com a obra.

Foto: Colaborador
Foto: Wilcler Lopes/Portal 27

Apesar de ter sido solicitada por alguns moradores, a obra deixa dúvidas quanto ao futuro do mangue. Segundo a Prefeitura de Anchieta, todo o processo de estudos ambientais e de licenciamento foi acompanhado pelos órgãos municipais de meio ambiente.

Nossa equipe de reportagem foi até o local e fez alguns registros fotográficos. Procuramos a prefeitura para saber mais detalhes sobre a obra e a questão ambiental. Confira a resposta, em nota, na íntegra:

As obras referem-se à construção do trevo de acesso aos bairros Coqueiro e Quitiba em Anchieta.

As obras do novo Trevo contemplam uma calçada que vai da ponte até a escola de Novo Horizonte, com dois metros de largura, dois pontos de ônibus e um mirante para o mangue.

Essa é uma demanda antiga dos moradores das comunidades de Quitiba, Coqueiro e Novo Horizonte, junto ao prefeito Marquinhos Assad.

O prefeito priorizou a demanda e pleiteou as melhorias junto ao Governo do Estado, tendo em vista que a obra é de responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-ES), do Governo do Estado, porém a Prefeitura solicitou contrapartida para a população.

O Trevo vai contemplar ainda a segurança dos motoristas e pedestres da região, sem atrapalhar o fluxo de veículos.

Os estudos ambientais e o licenciamento foram conduzidos pelo Governo do Estado e acompanhados pelos órgãos municipais de meio ambiente.

Foto: Colaborador
Foto: Wilcler Lopes/Portal 27

O projeto teve a anuência do Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMDEMA, licença de supressão de vegetação emitida pelo IDAF e autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMAM. A execução da obra foi precedida por três reuniões com a comunidade organizadas pela Prefeitura de Anchieta para dar transparência e visibilidade ao projeto. Duas antes do licenciamento e uma às vésperas do início das obras, em 18 de agosto passado.

O evento ocorreu no auditório da Escola de Novo Horizonte e reuniu moradores e lideranças das comunidades de Novo Horizonte, Coqueiro e Quitiba. Contou com a participação dos Secretários de Governo, Marcelo Dalbom, de Meio Ambiente, Naelson Almeida e do assessor do prefeito Pedro Paulo Martins.

Na ocasião foi apresentado como ficará o trecho de acesso as Praias de Coqueiro, Balanço e Mar vila, dos dois lados da Rodovia.

O secretário de Meio Ambiente, Naelson de Almeida informou que está em fase de elaboração um projeto que vai incorporar a área de contemplação do mangue. Isso faz parte das ações do Projeto Orla.