Duzentas internas, entre detentas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) e da Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), vão cortar o cabelo na próxima semana para a produção de perucas para pacientes com câncer. Essa será mais uma ação da campanha Outubro Rosa, que vem ocorrendo nas unidades prisionais femininas do Estado durante todo o mês de outubro.

maos_solidarias_perucas
Essa será mais uma ação da campanha Outubro Rosa, que vem ocorrendo nas unidades prisionais femininas do Estado durante todo o mês de outubro.

Na próxima segunda-feira (26), voluntários do salão Werner Coiffeur de Vila Velha vão cortar os cabelos de dez internas da PFC que aderiram à campanha, na própria unidade prisional.Os cabelos serão encaminhados para o Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), onde internas que fazem parte do projeto ‘Mãos Solidárias’ vão usá-los para a confecção de perucas.

Detentas do Centro Prisional de Colatina também vão participar da ação solidária e cortarão o cabelo, com a ajuda de cabeleireiros voluntários, para doar ao projeto desenvolvido na unidade. A ação está prevista para a próxima quinta-feira (29) e vai envolver 190 internas, que vão doar voluntariamente o cabelo.

Mãos Solidárias. O projeto ‘Mãos Solidárias’ começou em março deste ano no Centro Prisional Feminino de Colatina e é realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em parceria com o Hospital São José e cabeleireiros de Colatina.

As detentas produzem perucas, lenços, turbantes e próteses mamárias – feitas com malha de algodão e polietileno -, que são doados a mulheres com câncer. As internas atuam voluntariamente no projeto e recebem o benefício da remição da pena – a cada três dias de trabalho, um dia da pena é reduzido.

maos_solidarias_costura
O projeto ‘Mãos Solidárias’ começou em março deste ano no Centro Prisional Feminino de Colatina e é realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus)

Palestras e mamografias. As ações da campanha Outubro Rosa estão sendo realizadas em todas as unidades prisionais femininas do Estado. Além de palestras realizadas pelas equipes de saúde das unidades, 180 internas da Grande Vitória e do interior vão realizar exames de mamografia.

As internas de Cariacica, Viana e Colatina farão os procedimentos no Hospital Santa Rita, em Vitória. E, as de Cachoeiro e São Mateus serão atendidas em hospitais destes municípios. Após a realização do exame de mamografia as internas, cujos resultados indicam algum tipo de alteração, são encaminhadas para consultas com médicos especialistas.

Este é o quinto ano consecutivo em que a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realiza este tipo de atendimento. A oferta de exames de mamografia é resultado de uma parceria entre as secretarias de Estado da Justiça (Sejus) e da Saúde (Sesa) e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).