Os cavalos soltos pela rua têm incomodado os moradores de Olaria. O estudante, João Cardoso, reclama que os animais rasgam as sacolas do lixo doméstico e espalham por toda via. Ele fala que essa questão vem acontecendo há 15 dias no bairro e pede uma solução.

Os cavalos soltos tem perturbado os moradores de Olaria.

“O dono solta os cavalos por volta das 19h e saem fazendo essa bagunça por onde passam. Aqui em Olaria não tem criação de cavalos, eles vêm de outro bairro do entorno. Os lixos ficam inclusive em lugar mais alto para os cachorros não pegarem, mas como os cavalos também são altos eles alcançam as sacolas e deixam o rastro de sujeira”, diz.

João conta que o lixo passa a noite espalhado pela rua. “Além da comunidade ter que conviver com esses lixos espalhados, que atraem outros animais, até mesmo ratos, tem ainda o trabalho extra dos garis, que pela manhã têm que juntar aquele lixo todo espalhado. Uma providência precisa ser tomada”, afirma.

O Portal 27 procurou a prefeitura, que através de nota, fala que é proibida a criação de cavalos em centros urbanos e que eles podem ser recolhidos pelo CCZ.  “O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informa que o Município de Guarapari conta com legislação Municipal em relação a Animais de Grande Porte.  A Legislação 2121/2001 diz que:

art.13 – é proibida a permanência, manutenção e o transito de animais soltos nas vias e logradouros ou locais de livre acesso ao público.

Ainda no art.16, b – os animais das famílias Equidae, Bovidae, Capridae, ovinos e suínos apreendidos serão mantidos no CCZ, por um prazo de sete dias, à disposição de seu proprietário.

Assim, todo e qualquer cavalo solto em via pública, será recolhido pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses, o proprietário terá 7 para comparecer ao CCZ, para identificação do animal, posteriormente irá pagar uma multa para soltura e ainda procurar o IDAF para retirada de GTA (guia de transito animal). A equipe realiza rota nos bairros do município de segunda a sexta-feira das 7h às 16h, fora deste horário existe um plantão para recolhimento. Telefone: 27 996143869(24h)

A Lei 1.258/1990 – Código de Postura, art. 277 – diz que: é proibido amarrar animais em cercas, muros, grades ou arvores das vias públicas. Com isso animais presos em terrenos baldios e/ou amarrados aos serem avistados, deverá ser feita uma denúncia na Secretaria de Postura.

Toda e qualquer criação de Animais de Grande Porte na Zona Urbana é proibido e deve ser denunciado”, afirmou a prefeitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!