O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informa que a partir de ontem (14) os Parques Estaduais gerenciados pelo órgão voltarão a abrir nos finais de semana, inclusive nos feriados.

O compromisso foi estabelecido pela atual gestão do Iema, que ao assumir o órgão, em janeiro de 2015, colocou como prioridade a abertura das unidades aos sábados, domingos e feriados. Os servidores trabalharão em regime de escala como medida emergencial. Uma solução definitiva para a questão está sendo discutida entre a diretoria do Iema e os servidores públicos.

PEFG_credito_caca_lima+(3)
Parque Estadual do Forno Grande é um dos destaques dos parques: Foto Caca Lima.

Os Parques Estaduais de Itaúnas, em Conceição da Barra, e Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, estarão com o Centro de Visitantes fechados para visitação, contudo é possível realizar trilhas autoguiadas e,além disso, opções de passeios por meio do Grupo de Monitores Ambientais. Cabe ressaltar que o Parques de Forno Grande e Mata das Flores, ambos em Castelo, funcionarão todos os dias da semana, porém com agendamento prévio.

SERVIÇO
 – Parque Estadual Cachoeira da Fumaça
O parque é famoso pela sua exuberante queda d’água de 144 metros de altura, que dá nome àunidade. Os visitantes podem se banhar na cachoeira e realizar as trilhas autoguiáveis e se encantarcom as cascatas e corredeiras ao longo do rio que corta o parque. Sua flora é bem representada pelos jacarandás-de-espinho e a fauna por animais em extinção como a lontra. A unidade conta com monitores ambientais credenciados que realizam trilhas guiadas. Os interessados devem agendar previamente pelo telefone (28) 9 9942-5658.

Localização: Alegre e Ibitirama.
Informações: (28) 9 9999-0639.

Parque_Pedra_Azul_credito_amanda_amaral+(8)
Parque Estadual da Pedra Azul tem uma da mais belas vista do Estado. Foto: Amanda Amaral.

– Parque Estadual da Pedra Azul

A Pedra Azul, que dá nome ao parque é uma formação de granito e gnaisse de 1.822 metros de valtura e curiosamente a ação de eventos naturais esculpiu parte da rocha em forma de lagarto, algo único no planeta. A unidade conta com um grupo de monitores que realizam trilhas monitoradas na unidade mediante agendamento prévio pelo telefone (27) 99739-8005.

Localização: Domingos Martins, comunidade de Pedra Azul.
Funcionamento: Trilhas agendadas das 09h às 12h e das 13h30 às 17h.
Informações: (27) 3248-1156.

 – Parque Estadual de Itaúnas
O parque é conhecido por suas belezas naturais como as praias, o Rio Itaúnas e as dunas. A sede administrativa do parque estará fechada nos feriados, no entanto, os visitantes poderão participar das programações intermediadas pelo Grupo de Condutores Ambientais de Itaúnas e pela Casinha de Aventuras, que acontecem no interior da UC.

pei_lauro_narciso
Um dos mais conhecidos do Estado, Parque de Itaúnas é um os mais procurados por turistas. Foto: Paulo Narciso.

O grupo de Condutores Ambientais de Itaúnas oferece além das trilhas monitoradas, passeios de bicicleta e de caiaque no rio Itaúnas, que devem ser agendadas pelo telefone (27) 99635-5583. Outra opção para o turismo na região é a Casinha de Aventuras, que realiza passeios de caiaque, canoa, bicicleta, buggy e toyota, além das trilhas a pé. Agendamento pelo telefone (27) 99981-9616.
Localização: Conceição da Barra, próximo à Vila de Itaúnas.
Informações: (27) 3762-5196.

– Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
O parque foi criado para proteger espécies de plantas e animais que estavam sendo ameaçadas pelo desmatamento e a extração de areia ilegal na região de Setiba, Guarapari. É um local aberto a visitas, pesquisa e conhecimento. No Parque há três lagoas, uma rica vegetação de Mata Atlântica litorânea com manguezais, mata de restinga, planícies cactáceas, entre outras. Para realizar a descida até a lagoa deve-se chegar até às 15h30min.

lagoapaulocesarvinhaLauroNarciso
Localizado em Guarapari o Parque tem uma da maiores diversidades naturais do Estado. Foto: Lauro Narciso

Para realizar trilhas monitoradas com o grupo de Condutores Ambientais do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, deve-se agendar pelo telefone dos monitores: (27) 99929-8479 (André), (27) 99745-4121 (Antonio), 99730-8259 (Nayham) e (27) 99837-2503 (Priscila). Os horários de saídas das visitas monitoradas são às 08h30 e às 13h30, com permanência de aproximadamente 3 horas na unidade. O grupo deve ter entre 15 e 40 pessoas.

Há também a opção de realizar as trilhas sem o acompanhamento de um guia, já que as trilhas são autoguiáveis e de fácil acesso. Com sorte, na trilha o visitante pode se deparar com muitas espécies de aves, peixes, e mamíferos como a capivaras e, até com lontras.

Localização: Guarapari. Informações: (27) 3242-3665.

PEMF_Creditos_Fernando_Tonani
Parque Estadual de Mata das Flores possui rica biodiversidade. Foto: Fernando_Tonani

– Parque Estadual de Mata das Flores
A unidade é marcada por sua rica biodiversidade. Sua flora é composta por espécies como Cedrelas, Cássicas, Bromélias e Palmáceas. Gaviões, tucanos, corujas, pacas, entre outros animais também habitam o parque. O principal atrativo do parque é a trilha com aproximadamente 900m de percurso, que pode ser feita das 8h30min às 15h30min mediante agendamento prévio.

Localização: Castelo
Informações: (28) 3542-3257

PEFG_credito_caca_lima+(3)
Pico do Forno Grande é um dos destaques do Parque. Foto: Caca Lima

– Parque Estadual do Forno Grande 

O parque possui relevo montanhoso e culmina no Pico do Forno Grande, grande atrativo da região. Seu centro de visitantes oferece trilhas de fácil acesso que levam à Cachoeira com queda d’água de aproximadamente 30 metros de altura, à Gruta da Santinha, aos Poços Amarelos e ao mirante.

As escolas, turistas e demais interessados em conhecer o parque devem agendar a visita, em grupos de até 25 pessoas, pelo e-mail pefg.iema@gmail.com ou pelo telefone do parque.

Localização: Castelo
Informações: (28) 9 9992-6144

Deixe seu comentário