As eleições municipais de 2020 estão chegando e o mercado político já se organiza. Algumas pesquisas tem sido feitas internamente e a até uma pesquisa oficial já foi publicada por um site de notícias. O Portal 27 teve acesso a mais recente pesquisa feita por um partido político de Guarapari, que mostra o cenário mais atualizado para as eleições de prefeito.

O Portal 27 teve acesso a mais recente pesquisa feita por um partido político de Guarapari.

Interna. A pesquisa é de consumo interno, ou seja, não será divulgada pois o partido não a registrou oficialmente.Nós também não podemos citar números oficiais e dados. Mas os dados aos quais nossa equipe teve acesso e dos quais podemos falar nessa pequena análise, mostram um cenário ainda sem muita definição.

Indecisos. A pesquisa fez uma parte de forma espontânea, quando não são citados os nomes dos candidatos, foi feita na quinta (29) e (30) de agosto e ouviu 306 pessoas. A maioria dos participantes da pesquisa está indeciso. Quase metade mostrou não saber em quem votar. Mesmo faltando pouco mais de um ano para a eleição. É um número que chama atenção.

Frente. Nessa pesquisa estão na frente dois nomes e a diferença entre eles é relativamente pequena, mostrando que a eleição de 2020 não será fácil para ninguém. Bem atrás deles vem diversos outros candidatos, alguns conhecidos do eleitor e também nomes novos, que já começam a ser observados pelos eleitores.

Rejeição. No quesito rejeição, um nome dispara na frente. Mas isso é explicável. Os outros candidatos seguem com rejeições parecidas, e um deles, um nome novo, tem a menor rejeição. Mas isso também é explicável.

Pesquisa foi feita na quinta (29) e (30) de agosto e ouviu 306 pessoas.

Estimulada. Na pesquisa estimulada, ou seja, quando são mostrados os nomes dos candidatos, dois nomes continuam destacados. A diferença continua praticamente a mesma da espontânea e mostra que não tem jogo ganho nesse embate. Os outros candidatos aparecem praticamente do mesmo jeito, quase na mesma posição.

Novo. O número de indecisos diminui um pouco na estimulada, mas ainda é considerado alto. Os dados mostram que isso abre a possibilidade para um nome novo. Se surgir um nome novo, ou algum projeto que represente a novidade, com uma campanha bem-feita, pode conquistar os indecisos e surpreender.

1 x 1. Foram montados nessa pesquisa, diversos cenários de embates específicos de um contra um. os outros candidatos são descartados. Nesse cenário, um candidato vence todos os adversários propostos na pesquisa. Mas não dá para cantar vitória. Pois ele perde em todos os cenários para o número de indecisos.  O que se pode perceber é que embora dois candidatos tenham uma “saída” melhor, a chegada na frente e até mesmo a vitória, pelo jeito, consiste primeiramente em convencer os indecisos, além de outras estratégias políticas.

*esse é um artigo de opinião.