Desde o ano passado, a estação mais agitada do ano para Guarapari – o verão – virou motivo de preocupação. É que com a vinda de muitos turistas para o município na alta temporada, o abastecimento de água não deu conta de atender a todos e o inevitável aconteceu: faltou água na casa de muita gente.

Foto: TV Guarapari
Foto: TV Guarapari

O assunto deixa dúvidas na população quanto a situação da cidade no próximo verão. De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Jéssica Martins, estamos vivendo um período de estiagem, com poucas chuvas, que deve se estender por mais dois anos.

Essa estiagem dificulta a elevação do nível da estação de captação de água que atende a população de Guarapari – e que atualmente está com sua capacidade em 10 centímetros abaixo do mínimo –, o que poderá causar transtornos, como no verão passado.

Jéssica explica que a população deve ter consciência e economizar água, não só no verão, mas também quando ele termina. Segundo ela, o número de denúncias relatando desperdício de água diminuiu com o fim do verão, mas quem for flagrado desperdiçando ainda pode ser multado. “A medida não é só uma forma de punir a população, mas também para educar e sensibilizar quanto a situação atual da água”, finaliza a secretária.

agua
Foto: Reprodução

As denúncias poderão ser feitas pelos telefones (27) 3362-9423 ou (27) 3362-9580, pelo e-mail sema@guarapari.es.gov.br (inclusive através de fotos e vídeos) ou presencialmente nas Secretarias de Fiscalização e de Meio Ambiente. A identidade do denunciante será preservada.

Com o verão se aproximando, os moradores começam a se preocupar com a probabilidade de voltar a faltar água já no fim do ano. A Secretaria de Meio Ambiente diz que prevê a falta d’água nos períodos de “pico” da estação, como, por exemplo, no réveillon, quando a quantidade de turistas na cidade é muito grande.

Mas se no verão passado a falta d’água interferiu no cotidiano da população, desde então, o que foi feito para evitar que a situação se repetisse? Entramos em contato com a Cesan para saber sobre os investimentos na área no município. Em nota, a companhia informou que:

Foto: TV Guarapari
Foto: TV Guarapari

A Cesan se preparou para o Verão 2016 em Guarapari concluindo duas obras que constavam de seu planejamento estratégico. Uma delas é a duplicação da adutora que capta água do Rio Benevente para tratamento. A outra é a do reservatório de Perocão, que irá atender a população de toda a Região Norte do município, abrangendo os bairros Santa Mônica, Portal e Setiba, entre outros. No entanto, diante da crise hídrica que ainda persiste, a população deve evitar o desperdício e a ter um reservatório de água nos imóveis adequado ao número de pessoas existentes no local.

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) questiona os investimentos que a Cesan diz ter feito e ressalta que vem desde maio tentando marcar uma reunião com a companhia, que, segundo Adriana Marques, presidente do Conselho, não quer atendê-los. A presidente alega que em uma reunião com a Cesan em janeiro deste ano foram expostos problemas enfrentados pela falta d’água e medidas da companhia foram cobradas.

*Por Gessika Avila

Deixe seu comentário