Depois de cinco anos de atrasos, suspensões de contratos para a construção e finalmente a retomada das obras, a prefeitura de Guarapari inaugurou na tarde de ontem (30) a Unidade Saúde da Família (USF) Professora Terezinha Santos, no bairro Coroado.

A USF possui dois consultórios odontológicos. foto: João Thomazelli/Portal 27
A USF possui dois consultórios odontológicos. foto: João Thomazelli/Portal 27

A cerimônia de inauguração da unidade foi realizada no pátio da USF e contou com a presença de várias autoridades locais, inclusive do secretário estadual de saúde, Ricardo de Oliveira, já que a USF foi construída através de convênio com o Governo do Estado.

Em seu discurso, Oliveira fez questão de frisar a importância das USF’s para a prevenção do agravamento de doenças. “O papel das Unidades Saúde da Família é fazer um diagnóstico antes que a doença chegue a um ponto em que o paciente precise de procedimentos mais complexos. Tenho certeza de que com esta unidade, os moradores da região estarão muito bem servidos no que diz respeito à prevenção das doenças”.

A USF vai atender moradores de Coroado e bairros vizinhos. Foto: João Thomazelli/Portal 27
A USF vai atender moradores de Coroado e bairros vizinhos. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Já o prefeito de Guarapari, Orly Gomes, destacou o aumento no número das famílias atendidas pelo programa Saúde da Família, entre outros programas. Mas o prefeito afirmou também que alguns programas oferecidos pelo município devem sofrer cortes para o próximo ano.

“Infelizmente, as perspectivas para o próximo ano não são boas, pois o Governo já anunciou vários cortes na área da saúde. Provavelmente alguns programas oferecidos hoje pela prefeitura sofrerão com isso”, disse o prefeito. Orly não especificou quais serão os programas que sofrerão com os cortes.

O investimento total na construção da USF foi de R$ 1.480.000,00. O prédio possui recepção, área de espera, sala para suturas, para curativos, farmácia, consultórios odontológico e ginecológico, entre outros.

Deixe seu comentário