O prefeito Edson Magalhães e o comandante geral da Polícia Militar do Espírito Santo Alexandre Ramalho, assinaram em outubro o convênio para instalação do Projeto Bases Comunitárias Móveis (BCM) da Polícia Militar, no município de Guarapari. A cidade será a primeira entre as 11 escolhidas para receber o projeto.

De início, Guarapari vai receber três bases comunitárias móveis. A primeira na Rua Rosalina Rossi Assunção, bairro Adalberto Simão Nader, a segunda ficará em frente a árvore da vovó, na Praia do Morro, e a terceira será na Avenida Padre José de Anchieta, em Meaípe.

Policiais Militares fizeram curso de capacitação para atender nas unidades móveis. foto: divulgação PM

Os locais foram escolhidos conforme a demanda da população e segundo a Polícia Militar, essas unidades serão posicionadas em localidades consideradas estratégicas e críticas sob o ponto de vista criminal. A gestão municipal aderiu ao projeto por entender a necessidade do reforço na segurança dos moradores de Guarapari.

As viaturas contam com câmeras internas e externas de videomonitoramento, ligadas a central de videomonitoramento do município e estarão equipadas com monitores, notebooks, acesso a internet e outros aparelhos que possibilitam um monitoramento da movimentação de pessoas nas imediações das Bases e um atendimento mais qualificado ao cidadão.
Além disso, a população poderá fazer o registro de boletins de ocorrência no local e buscar informações em geral sobre os serviços prestados pela PM.

Segundo o Governo do Estado, essas Bases vão contribuir para a diminuição da criminalidade, reafirmar a aproximação da polícia junto à comunidade, além de possibilitar a visibilidade das ações da PM e contribuir para o aumento da sensação de segurança da população.

Os veículos, tipo van, que serão utilizados com base, foram adquiridos pelo Governo do Estado. Essas Bases Comunitárias Móveis fazem parte da celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado do Espírito Santo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cuja coordenação geral coube à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, por intermédio do programa Segurança Cidadã.

Segundo a Polícia Militar, a previsão de funcionamento das Bases é para o início de dezembro deste ano. Os policiais que vão atender a comunidade nessas bases, estão recebendo capacitação na Academia da Polícia Militar (APM), em Cariacica.

*com informações da Prefeitura de Guarapari

Deixe seu comentário

Comments are closed.