A Prefeitura de Guarapari aderiu ao movimento de paralisação parcial das atividades públicas municipais, em conjunto com outras 51 prefeituras do Estado, para discutir a crise financeira nos municípios. Portanto, nesta quinta-feira (08), não haverá expediente nas seguintes sedes administrativas: Prefeitura Municipal de Guarapari, Sectur, Semaper, Setac, Semsa, Sema, Codeg, Semop, Semprad/Sempro, Semed e Semfis.

A paralisação foi definida na Assembleia Geral Extraordinária da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo – Amunes, realizada no dia 1º de outubro. Segundo a prefeitura, as atividades consideradas essenciais e indispensáveis ao atendimento público permanecerão com seus horários de funcionamento normal.

A decisão de paralisar as atividades públicas municipais está incluída no conjunto de ações que serão adotadas para enfrentar a crise financeira que afeta os municípios capixabas e estão em sintonia com iniciativas adotadas em outros estados, de acordo com a Amunes. paralisação prefeituras 2

Na Assembleia Extraordinária da Amunes do dia 1º, 52 prefeitos decidiram paralisar os serviços administrativos das prefeituras e realizar um ato público, com a participação de todos os prefeitos e vice-prefeitos, secretários das pastas e vereadores, nesta quinta (08), às 13h, em frente à Assembleia Legislativa.

Cada prefeitura também deverá elaborar um Decreto de Emergência para ser entregue a ALES, ao TCES e ao TJES, além de fazer uma campanha publicitária através da mídia, veiculando uma nota de esclarecimento sobre a crise econômica e financeira que vêm atingindo os municípios.

Cada município irá publicar um decreto efetuando cortes e ações para adequar a receita dos municípios às despesas (cópia desses decretos deverão ser encaminhados à Amunes). A Prefeitura de Guarapari já divulgou cortes e ações, confira aqui.